A primeira rodada de ofertas de compra conjunta de gás da União Europeia (UE) teve uma demanda de 11,625 bilhões de metros cúbicos por parte de 77 empresas europeias, informou hoje a Comissão Europeia, braço executivo da UE.
A demanda por gás natural liquefeito (GNL) representa 2,697 bilhões de metros cúbicos desse volume total, enquanto a entrega por gasoduto responde pela demanda de 8,928 bilhões de metros cúbicos, segundo a comissão.
O certame vale para o fornecimento de gás de junho de 2023 até maio de 2024. Fornecedoras de gás internacionais (excluindo Rússia) tem até a próxima segunda-feira, 15, para enviar suas propostas aos clientes europeus. A licitação é feita por meio do mecanismo recém-criado AggregateEU, que organiza as rodadas.
O vice-presidente da UE, Maro efcovic, afirmou que o AggregateEU inaugura um novo marketplace na Europa, que vai ajudar a aumentar os estoques de gás. "É também uma oportunidade para fornecedoras de gás internacionais expandirem sua base de clientes", declarou.
A Comissão Europeia disse que as próximas licitações estão programadas para junho, agosto, outubro e dezembro deste ano. Até agora, falou, 107 empresas se inscreveram para participar de compras conjuntas de gás por meio do mecanismo.