Estadão

História de Karim na mostra começou há 21 anos

Ganhador do prêmio Un Certain Regard (mostra paralela à seleção oficial do Festival de Cannes) em 2019 com <i>A Vida Invisível</i>, o cearense Karim Aïnouz já concorreu ao Urso de Ouro da Berlinale (com <i>Praia do Futuro</i>, em 2014) e disputou duas vezes o Festival de Veneza: com O Céu de Suely, em 2006, e com <i>Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo</i>, codirigido por Marcelo Gomes, em 2009.

Mas foi na Croisette, há 21 anos, ao passar pela mostra Un Certain Regard com <i>Madame Satã</i>, que ele primeiro expôs ao mundo todo o seu vigor como realizador de longas-metragens. A reinvenção que fez, apoiado no talento do jovem Lázaro Ramos, dos feitos do famoso malandro da Lapa consagrou sua estética. Regressou em 2011, para exibir <i>Abismo Prateado</i>, reinvenção cinemática da canção <i>Olhos nos Olhos</i>, de Chico Buarque, na Quinzena de Cineastas.

No ano seguinte, foi chamado para estar no júri de curtas-metragens. Depois da vitória há quatro anos com o melodrama baseado em livro de Martha Batalha (A<i> Vida Invisível de Eurídice Gusmão</i>), Aïnouz retornou a Cannes em 2021, com o documentário <i>O Marinheiro das Montanhas</i>, no qual aborda sua origem argelina.

<i>Firebrand</i> é sua estreia na competição pela Palma de Ouro, narrando o embate entre a rainha Catherine Parr (1512-1548) e o rei Henrique VIII (1491-1547), narrativa de intrigas palacianas e amorosas. Alicia Vikander vive Catherine e Jude Law, o monarca inglês. Batizado na França de Le Jeu de la Reine, o longa foi escrito pelas irmãs Henrietta e Jessica Ashworth, autoras da série <i>Killing Eve</i>.

<b>ELENCO</b>

O elenco traz ainda Sam Rilley (que foi dirigido por Walter Salles em Na Estrada) e Eddie Marsan (que fez 7 Dias em Entebbe, de José Padilha). A francesa Hélène Louvart, que conquistou o Urso de Ouro de Contribuição Artística deste ano por Disco Boy, assina a direção de fotografia. Ela fotografou A Vida Invisível, no Rio de Janeiro.

As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>

Posso ajudar?