Estadão

Dublador de Alvo Dumbledore, Lauro Fabiano morre aos 85 anos

Lauro Fabiano, dublador de Alvo Dumbledore, personagem da franquia <i>Harry Potter</i>, morreu aos 85 ano, na madrugada desta quinta-feira, 1º, segundo informou a Rádio Tupi. Ele lutava contra uma doença respiratória há alguns meses. Ainda não há informações sobre o velório.

Além de dublador, Fabiano também era radialista e encerrou a carreira na Super Rádio Tupi, onde trabalhava como radioator, na Patrulha da Cidade. Como diretor, ele foi responsável pela direção das dublagens para filmes como A Viagem de Chihiro,<i> A.I. – Inteligência Artificial</i>, <i>Batman Begins</i>, entre outros.

Lauro Fabiano entrou para dublagem em 1953 para fazer o personagem-título no filme da Disney Peter Pan. Alguns anos depois, foi escalado para dar voz ao Tio Phil, na série <i>Um Maluco no Pedaço</i>. Em 2010, ganhou um Oscar da Dublagem de Melhor Dublador Coadjuvante como Dumbledore no filme <i>Harry Potter e o Enigma do Príncipe</i>.

Ele também dublou outros personagens icônicos, como Spock em Star Trek e o Senhor Burns em <i>Os Simpsons</i>. Em julho, Lauro completaria 86 anos.

Posso ajudar?