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AVALIAÇÃO – RAM 1500 Rebel é muito mais que uma picape gigante e poderosa

Ernesto Zanon – Do Carro Express / em vídeo no youtube.com/carroexpress

Pode até parecer redundância. Mas a grandeza da RAM 1500 Rebel vai muito além de seu tamanho. Números grandiosos se espalham em sua descrição. Primeira premium muscle truck do Brasil, ela tem motor V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Quer mais? 6 metros de comprimento, mais de 2.500 quilos de peso, som Harman Kardon de 900 watts e 19 alto-falantes.

Os números se destacam também no valor desta verdadeira picape de luxo, que está na casa dos R$ 460 mil. Porém, com o pacote de opcionais disponível na versão avaliada, ela chega fácil à casa dos R$ 485 mil. Vale? Vale cada centavo caso você pense numa picapona de muito luxo, conforto e tecnologia embarcada.


Avaliar a RAM 1500 por cinco dias foi uma tarefa diferente mesmo para quem faz isso há 29 anos. O tamanho da picape impressiona desde o primeiro momento. Parece que ela não irá a qualquer lugar, principalmente em nossas ruas apertadas e congestionadas. A ideia que se tem é de um caminhãozinho urbano. E é por aí mesmo. Mais larga até que as picapes maiores, não passa em qualquer lugar. Em ruas de mão dupla, vira e mexe é necessário parar e esperar até o outro carro seguir.

Mas é na hora de estacionar que a gigante mostra os dentes. Não cabe em qualquer vaga, apesar dos dispositivos de auxílio eletrônico que dispõe. E mesmo que caiba, as manobras para tirá-la ou colocá-la chegam a inviabilizar o estacionamento. Coisas de uma picape hard que não foi feita para as cidades, pelo menos as grandes de regiões metropolitanas. Não à toa seu habitat natural é o campo, onde o agronegócio deita e rola. Tanto é assim que a RAM reina nas grandes cidades do interior brasileiro.


A RAM 1500 Rebel foi lançada em 2020. De lá para cá é praticamente a mesma picape full size, que se destaca por ser premium, um verdadeiro automóvel de luxo, com muito espaço interno, para acomodar com conforto de sobra motorista e mais quatro passageiros. Para facilitar a condução, o head-up display projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo.

Tem também teto solar panorâmico, bancos, painel de instrumentos e painéis de portas com revestimento de couro, assentos com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.

Além do espaço para as pernas digno de limusine, os passageiros traseiros se beneficiam do exclusivo assoalho plano e de porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.


Outra característica interna na qual a 1500 Rebel se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São nada menos que 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.

A central multimídia Uconnect 4C 12 NAV, instalada verticalmente no painel, tem tela de 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. No console central, porta-copos, porta-objetos, compartimentos térmicos, carregador para celular por indução. Um luxo só.

A lista de itens tecnológicos inclui também conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico, comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, entre outros tantos.


A tampa da caçamba tem amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Ela é multifuncional. Pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas. E tem mais. No alto de suas paredes laterais, sobre os paralamas, estão dois “RamBox”, que têm capacidade de abrigar até 103,4 litros cada. O espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe ainda de tomada de 115 volts e iluminação. Fácil de transformar o espaço de uma geladeira. Tem até um ralo para escoar o gelo.

Motor V8 garante força de gente grande

O motor HEMI V8 de 5,7 litros combina o poderio de seus 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque com tecnologias para aumentar o desempenho e a economia de combustível. Mas sem se esquecer de que se trata de um V8. Quanto mais pisa, mais bebe.

Na cidade, no anda e para, fica na casa dos 3 km/l de gasolina. Mas isso sobe para a casa dos 5 km/l quando se utiliza em distâncias maiores. Na estrada, sem pisar muito, atingimos os 7 km/l. Mas cá entre nós. Quem está numa RAM pouco se importa em gastar menos.

Na estrada, é pisar e ver os veículos à frente indo para a direita conforme a aproximação. Não titubeia. Avança a velocidades altas de forma muito rápida. O prazer de ouvir o rugido desse V8 de 5,7 litros é um dos bônus presentes durante a avaliação.

O câmbio automático de oito marchas TorqueFlite é totalmente eletrônico, com ampla variedade de relações de transmissão, que mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa. As mudanças são feitas pelo exclusivo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine.

O sistema 4×4 é do tipo part-time. A caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. Todo o sistema de tração se caracteriza pela robustez, se traduzindo na capacidade off-road da RAM 1500 Rebel e no poder de rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da RAM 2500 (7.861 kg).

Na segurança, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. Oferece ainda sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Traz controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).

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