No último sábado (3) a Prefeitura de Guarulhos promoveu audiência pública no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, com a participação de produtores e fazedores de cultura, pessoas físicas, microempreendedores, associações, empresas, coletivos e organizações atuantes no segmento cultural a fim de dialogar com a sociedade civil para compreender as principais demandas que possam ser atendidas com os recursos da Lei Paulo Gustavo, em especial advindas do audiovisual.
A Secretaria de Cultura apresentou a 1ª versão do plano de ação para a implementação da lei no município, tratou de prazos e previsões. Os participantes puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões para alterações do plano de ação.
Depois de analisadas pelo Conselho Diretor do FunCultura, as contribuições podem integrar o novo plano de ação a ser elaborado pelo conselho. Munícipes que não tiveram a oportunidade de participar da audiência pública no último sábado podem preencher formulário disponível no link bit.ly/mapeamento_LPG, que ficará disponível até a data de lançamento dos editais. Aqueles que já contribuíram com o mapeamento também podem realizar o cadastro novamente.
O encontro contou com as presenças do secretário de Cultura, Professor Jesus, do diretor de Atividades Culturais, Cesar Samsoniuk, de representantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e do Conselho Diretor do FunCultura, além da representante do Comitê Estadual da Lei Paulo Gustavo, Rosi Marx.
De acordo com Professor Jesus, tanto a audiência pública como o mapeamento fazem parte de um conjunto de ações da Prefeitura que objetivam garantir a rápida destinação dos recursos em Guarulhos. “A Lei Paulo Gustavo prevê o fomento à produção audiovisual, o apoio às salas de cinema, a cinemas de rua e itinerantes, a realização de capacitações, festivais, mostras e outras ações diretamente ligadas ao setor audiovisual, além de recursos destinados às demais áreas culturais”, explicou.
Para obter mais informações sobre a Lei Paulo Gustavo (lei complementar 195, de 8 de julho de 2022) acesse: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/lei-paulo-gustavo.