Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches
Nem sempre o desempenho pode ser considerado o principal fator na decisão de compra de um carro. Entre os SUVs médios oferecidos no mercado, a maior parte conta com motorização turbo, que garante uma performance mais forte. Mas há exceções. O Nissan Kicks Exclusive ainda tem o motor aspirado 1.6 com 110 cavalos de potência a gasolina ou 113 cv com etanol. Numa primeira olhada, fica abaixo dos concorrentes diretos.
Equipado com o câmbio CVT XTronic, que simula seis marchas, o Kicks tem um desempenho discreto. Nada de querer arrancadas mais fortes, retomadas brilhantes, velocidades mais altas de uma hora para outra. Ele tem seu tempo. Porém, a versão avaliada uma semana pelo Carro Express, topo de linha da família, tem atributos que compensam esse desempenho mais acanhado, mas que não deixa a desejar quando se quer um carro mais família, de comportamento discreto.
O número de equipamentos tecnológicos embarcados deve ser levado em consideração. Isso se reflete diretamente em mais conforto e segurança.
O Nissan Kicks Exclusive conta com alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, monitoramento de ponto cego, piloto automático, sistema inteligente de partida em rampa, alerta inteligente de mudança de faixa, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes do carro.
Muitas vezes, alguns detalhes merecem uma atenção maior. Por exemplo, o aviso visual do ponto cego fica dentro do carro. Impossível não perceber quando algum veículo se aproxima de qualquer um dos dois lados. Geralmente, esse dispositivo está no retrovisor externo, fora do foco central do condutor. No Kicks, fica muito próximo do olhar. O mesmo ocorre com o alerta de mudança de faixas. Se pisar no lugar errado, já está ele ali piscando.
Tem também a câmera 360°, que a Nissan equipa seu SUV desde o lançamento em 2016. Facilita demais as manobras, apesar do Kicks não ser tão grande. Mas sempre ajuda bastante. Por dentro, sobra conforto e espaço. Cinco ocupantes vão muito bem, inclusive com suas bagagens, que se acomodam sem problemas no excelente porta-malas de 432 litros.
O sistema de som Bose agrada demais. Oferece até caixa no encosto de cabeça do banco do motorista. A conectividade é ainda por cabo, apesar de contar com carregamento por indução para o celular. Conversa com Android Auto e Apple CarPlay, bluetooth e portas USB disponibilizadas também para os passageiros do banco traseiro. O display central de 8 polegadas oferece de forma intuitiva as informações necessárias. O revestimento dos bancos em couro em tonalidade marrom dá um toque de requinte ao modelo.