Cidades

Sessão de cinema debate vício em drogas com pessoas em situação de rua

O CinePop do mês de junho, que aconteceu na última segunda-feira (26) no Centro Pop I, na Vila Progresso, exibiu o filme Bicho de Sete Cabeças em reflexão sobre o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado na própria segunda. A atividade consiste em uma sessão de cinema com roda de conversa ou palestra sobre temas sensíveis, realizada mensalmente com os atendidos do espaço de acolhimento para pessoas em situação de rua.

A unidade é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e neste mês a atividade contou com a colaboração da Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSad).

Roger Rosa Ribeiro, técnico do CAPSad, responsável por palestrar para os cerca de 32 homens que participaram da atividade, falou sobre os impactos negativos do consumo de drogas à convivência familiar e comunitária, aos estudos e à vida profissional. Ele abordou ainda a importância do indivíduo estar em movimento, realizar atividades físicas e intelectuais, sejam elas laborais, terapêuticas ou lúdicas. ”Ocupar a mente e o corpo pode auxiliar no processo de superação da dependência química”, afirmou.

O filme exibido após a palestra foi inspirado em uma história real e retrata a vida de um jovem que, por ser usuário de substância psicoativa, foi internado involuntariamente em um hospital psiquiátrico, onde passou por diversos abusos e violações, tendo sua vida totalmente comprometida.

Serviço

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop I – Rua Salvador Gorgone, 4, Vila Progresso / Telefone: (11) 2421-0929

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPSad – Rua Joaquim Miranda, 298, Vila Augusta / Telefone: (11) 2422-0123

Posso ajudar?