O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a suspensão dos perfis regionais da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos sites, blogs e nas redes sociais. A Portaria está publicada no <i>Diário Oficial da União</i> desta sexta-feira (30) e confirma anúncio já feito na quinta-feira pelo ministro e motivado pela invasão de perfil regional da PRF em Sergipe. O perfil da corporação fez uma postagem em que pedia doações via PIX para o ex-presidente Jair Bolsonaro, num ataque hacker.
Segundo a Portaria, permanecem ativos e válidos apenas os perfis nacionais da Polícia Federal e da PRF. "Caberá aos respectivos órgãos a análise de conveniência, oportunidade e segurança de tais perfis regionais, enviando suas conclusões ao Ministério da Justiça e Segurança Pública em 30 (trinta) dias", diz o texto publicado no <i>DOU</i>.
O ato destaca que o gerenciamento dos sites, blogs e das plataformas de redes sociais institucionais no âmbito da PF e PRF será realizado de forma centralizada, respectivamente, pela Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF e pela Coordenação de Comunicação Institucional da Diretoria-Executiva da PRF. Os setores de comunicação social da Academia Nacional de Polícia, das Superintendências Regionais da PF e dos núcleos de comunicação social das superintendências regionais da PRF deverão encaminhar as matérias produzidas para publicação às unidades centrais enquanto perdurar a suspensão.