Dennis DJ foi condenado em segunda instância, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por copiar uma música de Wellington Azollini, o WZ, alterando apenas o nome da produção.
O processo foi aberto em 2021, logo após uma participação especial do músico, considerado um dos principais DJs de funk do País, no reality show <i>Big Brother Brasil</i>, da TV Globo.
WZ disse à Justiça ter composto o funk <i>Swingueira</i> e que o apresentou a Dennis, por intermédio do produtor musical Flávio Beatbox. Ele ainda destacou que tinha a expectativa de lançar a canção em parceria com o artista.
O músico ainda afirmou que Dennis e MC Delano, também condenado, mudaram "sorrateiramente" o nome do funk para <i>Diferenciou</i> e o disponibilizaram em diversas plataformas digitais, alcançando mais 1,6 milhão de visualizações.
Os advogados Diogo Coletta e Henrique Rodrigues e Silva, que representam o músico no processo, afirmaram à Justiça que nunca houve qualquer compensação financeira pela criação da canção e pelo uso não autorizado.
"Ele ficou muito frustrado na época. A gente tentou, por sucessivas vezes, chegar em um acordo ou chegar a uma composição extrajudicial com os representantes do Dennis e do Delano, mas a gente não obteve sucesso. Então não tivemos outra alternativa a não ser abrir o processo judicial, que tinha, basicamente, pedido de indenização material, de moral e de crédito", explicou Coletta.
À Justiça, Dennis e MC Delano afirmaram que não praticaram nenhum ato ilícito, que as músicas são distintas e que nunca se intitularam como seus reais autores. Segundo eles, a autoria seria do produtor Flávio Beatbox.
Os dois foram condenados em primeira instância, recorreram, mas acabaram derrotados nesta segunda instância. O Tribunal de Justiça de São Paulo ampliou a condenação em decisão na última terça-feira, 18.
O <b>Estadão</b> procurou a assessoria de imprensa de Dennis DJ para comentar o caso, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.