Moradores do Parque Primavera, em Guarulhos, protestaram na manhã desta terça-feira (25) contra uma reintegração de posse que acontecerá no local. O grupo colocou fogo em pneus, madeiras e levou cartazes para chamar atenção ao problema de moradia. A área é particular, localizada em um loteamento promovido por uma cooperativa, que agora pede a reintegração de inadimplentes e de invasores.
Segundo eles, cerca de 400 famílias moram no terreno e devem ser despejadas. Parte das pessoas mora no local há pelo menos 15 anos. A manifestação interditou os dois sentidos da via, que liga Jardim Bananal ao Jardim Taboão, regiões que ficam ao norte do Aeroporto Guarulhos. Uma linha de ônibus da EMTU está com problemas para passar pelo local e ocorrem atrasos na ligação com São Paulo. Linhas municipais foram desviadas.
A Secretaria de Justiça de Guarulhos informa que a reintegração ocorre sobre uma área da cooperativa Primeira Casa. Não se trata de uma comunidade. A desocupação não ocorre sobre todos os imóveis, apenas sobre aqueles inadimplentes, os invadidos e os que estão em área de preservação ambiental.
A Prefeitura oferece aluguel social a partir de cadastro na Secretaria de Habitação. A Polícia Militar acompanhou a ação. A Estrada do Elenco já está liberada para a circulação.