Estadão

Morre Randy Meisner, baixista e fundador dos Eagles, aos 77 anos

Randy Meisner, membro fundador dos Eagles que adicionou harmonias a canções como <i>Take It Easy</i> e <i>The Best of My Love</i> e se destacou na balada <i>Take It to the Limit</i>, morreu aos 77 anos, informou a banda nesta quinta-feira, 27. Meisner morreu na noite de quarta-feira, 26, em Los Angeles, EUA, devido a complicações de doença pulmonar obstrutiva crônica, informou o grupo em um comunicado.

O baixista passou por várias problemas nos últimos anos e viveu uma tragédia pessoal em 2016, quando sua mulher, Lana Rae Meisner, atirou acidentalmente em si e morreu.

Randy Meisner também foi diagnosticado com transtorno bipolar e tinha problemas com álcool, de acordo com registros judiciais e comentários feitos durante uma audiência em 2015, na qual um juiz ordenou que Meisner recebesse cuidados médicos constantes.

<b>Carreira</b>

Chamado de "o homem mais doce da indústria musical" pelo ex-colega de banda Don Felder, Meisner se juntou a Don Henley, Glenn Frey e Bernie Leadon no início da década de 1970 para formar a banda de Los Angeles, que se tornaria uma das mais populares da história.

"Randy foi parte integrante dos Eagles e fundamental para o sucesso inicial da banda", disseram os integrantes no comunicado. "Seu alcance vocal era impressionante, como fica evidente em Take It to the Limit. Não há, ainda, informações sobre o velório, segundo a banda.

Evoluindo do country rock para o hard rock, os Eagles lançaram uma série de singles e álbuns de sucesso na década de 1970, começando com <i>Take It Easy</i> e continuando com <i>Desperado, Hotel California</i> e <i>Life In the Fast Lane</i>, entre outros.

Embora retratados por muitos críticos como superficiais, os Eagles lançaram dois dos álbuns mais populares de todos os tempos, <i>Hotel California</i> e <i>Their Greatest Hits</i> (1971-1975), que, com vendas de 38 milhões, foram classificados pela Recording Industry Association of America como o número 1 em vendas, juntamente com <i>Thriller</i>, de Michael Jackson.

Liderados pelos cantores e compositores Henley e Frey, os Eagles foram inicialmente rotulados como "suaves" e "fáceis de ouvir". Mas, em seu terceiro álbum, <i>On the Border</i>, de 1974, com o guitarrista Felder se juntando aos demais integrantes, eles começavam a se afastar do country e do Bluegrass.

Leadon, um antigo cantor de bluegrass, insatisfeito com o novo som, saiu após o álbum <i>One of These Nights</i>, de 1975. Ele foi substituído por outro guitarrista de rock, Joe Walsh.

Meisner permaneceu no grupo até o lançamento de <i>Hotel California</i>, em 1976, o disco mais aclamado da banda. Sua saída, ironicamente, foi provocada pela música que ele compôs e pela qual ficou mais conhecido, Take It to the Limit.

Dividido entre a fama e a vida familiar, Meisner estava doente e com saudades de casa durante a turnê de <i>Hotel California</i>. Seu primeiro casamento estava acabando e ele relutava em cantar <i>Take It to the Limit</i>, uma demonstração de seu tenor nasalado.

Suas objeções durante um show em Knoxville, Tennessee, no verão de 1977, irritaram tanto Frey que os dois discutiram nos bastidores e Meisner saiu logo depois. Seu substituto, Timothy B. Schmit, permaneceu no grupo nas décadas seguintes, juntamente com Henley, Walsh e Frey, que morreu em 2016. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?