Estadão

Neil deGrasse Tyson usa a ciência para encontrar a Barbieland no mundo real; entenda

O astrofísico Neil deGrasse Tyson, ex-apresentador do programa Cosmos, já é conhecido por explicar a ciência por trás dos filmes em suas redes sociais. Desta vez, ele resolveu se arriscar no mundo de Barbie.

Nesta quinta-feira, 10, ele tentou explicar onde a Barbieland – mundo da Barbie que aparece no filme da diretora Greta Gerwig – estaria localizado no mundo real.

Tyson observou como o sol, a lua e a vegetação do local foram retratados no longa e usou os dados para chegar a sua conclusão sobre onde ele ficaria.

"Em Barbie, a orientação da Lua coloca o mundo da Barbie entre 20 e 40 graus de latitude norte na Terra. As palmeiras restringem ainda mais a latitude entre 20 e 30 graus. O Sol e a Lua nasceram e se puseram sobre o oceano. Se for nos Estados Unidos, a Barbieland seria algum lugar em Florida Keys", escreveu o astrofísico.

Florida Keys é um arquipélago de ilhas tropicais no sul do estado da Flórida, nos Estados Unidos, e fica a cerca de 3h30 de carro de Miami.

Gerwig nunca revelou onde a Barbieland realmente estaria localizada. No filme, os personagens precisam passar por diversos cenários para chegar até o mundo real e "desembarcam" na cidade de Los Angeles, na Califórnia.

Ao site Architectural Digest, a diretora revelou que a decoração e o design de produção do local foram inspirados pela arquitetura no estilo mid-century modern, popular entre os anos 1945 a 1969, da região de Palm Springs, cidade de veraneio na Califórnia.

Posso ajudar?