Assaltantes invadiram a casa de um casal de idosos de 79 e 80 anos no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, na madrugada deste sábado, 12. Eles levaram R$ 20 mil das vítimas, além de joias, relógios, celulares, um notebook e duas pistolas registradas no nome do idoso.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o casal de idosos e a neta dormiam quando foram surpreendidos por três assaltantes armados com um objeto semelhante a uma faca por volta das 2 horas da madrugada de sábado.
Os suspeitos amarraram as mãos das vítimas e ficaram no imóvel por algumas horas, antes de fugirem. Policiais militares foram acionados e, ao chegarem na casa, encontraram as vítimas.
"Foram solicitados exames junto ao Instituto de Criminalística (IC) e o caso foi registrado como roubo a residência no 14° DP (Pinheiros)", informou a secretaria. Ainda não há informações sobre a identidade do trio.
<b>Falsos motoboys e mais violência marcam alta de roubos na região</b>
A frequência de assaltos e a violência usada por criminosos nas ocorrências voltaram a preocupar moradores de Pinheiros, como mostrou o Estadão. Os casos têm sido marcados pela participação de falsos entregadores com uso de arma de fogo. Em julho, chamou a atenção uma abordagem que terminou com a vítima perseguida e atingida por um tiro de raspão na cabeça.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, houve alta de 6,7% nos roubos registrados no primeiro semestre deste ano na 14.° Delegacia de Polícia, que atende a região, em comparação com o mesmo período ano passado. Os casos passaram de 1.592 nos seis primeiros meses em 2022 para 1.699 de janeiro a junho deste ano.