O líder norte-coreano Kim Jong-un chegou à Rússia nesta terça-feira, 12, para uma esperada reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, informou o governo da Coreia do Sul. O encontro entre os dois líderes pode envolver a venda de armas para a guerra da Ucrânia.
Kim e Putin devem se encontrar em Vladivostok, no leste do país, segundo agências de notícias russas. Na segunda-feira, 11, Putin viajou à cidade para participar do Fórum Econômico Oriental.
A ida à Rússia é a primeira viagem internacional de Kim Jong-un após a pandemia da covid-19.
O líder da Coreia do Norte estaria acompanhado de seu ministro das Relações Exteriores, Choe Sun Hui, e de seus dois principais oficiais militares, os marechais do Exército Popular da Coreia Ri Pyong Chol e Pak Jong Chon.
A delegação de Kim tem outras autoridades, que aparecem em fotos divulgadas pela agência estatal de notícias do país, mas que não foram identificadas.
A Coreia do Norte pode ter dezenas de milhões de projéteis de artilharia e foguetes baseados em projetos soviéticos que poderiam ajudar o exército russo na Ucrânia, segundo analistas.
Além disso, o líder norte-coreano também estaria em busca de ajuda alimentar e energética da Rússia ao país. Fonte: <i>Associated Press</i>.