Estadão

Órgão federal dos EUA investiga Perdue Farms e Tyson Foods por trabalho infantil

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos anunciou que está investigando fábricas operadas pelas gigantes da avicultura Perdue Farms e Tyson Foods após um relatório afirmar que empresas terceirizadas empregavam crianças migrantes para limpar as unidades de processamento de carne. O órgão norte-americano confirmou que investiga uma planta da Tyson e outra da Perdue, ambas no Estado da Virgínia. As informações foram divulgadas na semana passada pelo <i>The New York Times</i>.

As empresas afirmaram que não sabiam que crianças estavam trabalhando em suas instalações, uma vez que terceirizam a limpeza para empresas de saneamento. Elas disseram, ainda, que vão cooperar com as investigações.

Segundo um porta-voz da Perdue, a companhia não foi notificada da investigação, mas vai colaborar "com qualquer inquérito do governo", acrescentando que a empresa tem políticas de longa data para evitar que menores trabalhem em empregos perigosos e que violem a lei. "Exigimos dos nossos fornecedores os mesmos padrões elevados", disse.

Representantes da Tyson não responderam aos pedidos de comentários.

Em 2022, o Departamento de Trabalho informou ter encontrado dezenas de menores trabalhando ilegalmente para a Packers Sanitation Services, que fornece serviços de saneamento sob contrato, para limpar unidades de processamento de carne em Minnesota e Nebraska.

A agência afirmou que a investigação constatou que várias crianças sofreram queimaduras químicas e outras lesões em plantas de propriedade da JBS USA Holdings e Turkey Valley Farms.

Para o ex-administrador do Departamento de Trabalho no governo Obama, David Weil, "há bastante precedente" para responsabilizar empresas por violações trabalhistas de seus contratados terceirizados sob o princípio de emprego conjunto, que seria o controle e supervisão das atividades de um funcionário entre duas ou mais empresas.

Já Debbie Berkowitz, ex-conselheira de política da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, diz que a única maneira de acabar com o trabalho infantil nas fábricas é responsabilizar as grandes empresas de carne e avicultura. Fonte: <i>Dow Jones Newswires</i>

Posso ajudar?