Educação

16ª Semana do Surdo destaca a importância da educação bilíngue em Guarulhos

Nesta quarta-feira (27) a Secretaria de Educação de Guarulhos promoveu a 16ª Semana do Surdo no Teatro Adamastor. O evento destacou a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da diversidade dentro da comunidade surda, sua representatividade, além da criação de classes de educação bilíngue por meio do uso de Libras como língua de instrução e da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para crianças, jovens e adultos.

A 16ª Semana do Surdo contou com a palestra do professor surdo Rafael Cavichiolli Teixeira, mestre em linguística e língua portuguesa pela Unesp e docente do Colégio Rio Branco – Cotia/SP, com a apresentação de literatura surda com poesia em Libras realizada pelo professor Bruno Ramos, poeta surdo e educador de arte, e com a participação das três escolas-polo bilíngues de surdos do município, as EPGs Anísio Teixeira, Crispiniano Soares e Edson Nunes Malecka, com apresentações teatrais, depoimentos e vídeos envolvendo os trabalhos das crianças das unidades.

O prefeito Guti agradeceu ao time da Secretaria de Educação durante o evento no Adamastor por todos os avanços da pasta na área da inclusão. “Diante de todas as conquistas realizadas, vale lembrar a de 2019, ano em que conseguimos criar as classes bilíngues e fazer com que se tornassem lei, para que ninguém mais tire. Ou seja, não é um programa de governo, e sim da cidade. Um trabalho extraordinário, um avanço muito bom. Nós educamos 70 surdos e é fantástico, estamos no caminho certo para ser uma cidade cada vez mais acolhedora, justa e que consegue chegar por igual a todas as pessoas”, destacou.

O secretário de Educação, Alex Viterale, enfatizou também mais um avanço na rede municipal para os alunos surdos. “Em 2022 foi criado um programa educacional bilíngue com bebês surdos, que estão em creches regulares. Ao final do maternal, última etapa da creche, as famílias são convidadas a matricular os filhos em uma das três escolas-polo bilíngue. Um trabalho inédito, que tem como objetivo garantir o acesso a Libras desde cedo. Além disso, a Prefeitura também conta com a EPG Dorival Caymmi, no Jardim Guaracy, que atende os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Esse é um marco do governo do prefeito Guti, sempre buscando e aprimorado cada vez mais a inclusão”, destacou.

Com o objetivo de difundir e promover o conhecimento sobre questões ligadas à educação bilíngue para surdos bebês, crianças, jovens e adultos, o evento foi traduzido em Libras pelos intérpretes Rafael Miguel, Regina Fernandes e Emylle Cabral.

Escolas-polo

Atualmente a Prefeitura de Guarulhos conta com o atendimento para alunos surdos oferecido em três escolas-polo da rede municipal, as já citadas EPGs Crispiniano Soares, no Jardim Bom Clima, Anísio Teixeira, no Pimentas, e Professor Edson Nunes Malecka, no Jardim Ponte Alta. Todas as salas possuem professores bilíngues especializados, além de recursos multimídia para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas aos alunos surdos.

Nessas turmas os conteúdos curriculares são trabalhados de forma interdisciplinar e abordados por meio da Língua Brasileira de Sinais, considerada a primeira língua e língua de instrução. O português, na modalidade escrita, é trabalhado como segunda língua.

Para obter mais informações e vagas a Secretaria de Educação disponibiliza o telefone (11) 2475-7503.

Tags
Posso ajudar?