Diferentemente de boatos espalhados nas redes sociais, o atendimento no HMU (Hospital Municipal de Urgências) não foi interrompido mesmo após os problemas causados pelo entupimento de uma calha na madrugada do último domingo, devido às fortes chuvas que caíram em Guarulhos. As equipes técnicas das secretarias de Saúde e de Obras trabalharam rapidamente para normalizar a situação e minimizar os problemas para que o atendimento aos pacientes já internados não fosse prejudicado.
O HMU passa por obras de troca de todo telhado, num total de 4.973,66 m², que estão em processo de finalização. Devido a essa obra, algumas áreas precisaram ser fechadas, o que diminuiu a capacidade de atendimento. No final da tarde desta quarta-feira, 87 pessoas estavam internadas no hospital, que conta com 109 leitos e atende, em média, 327 pacientes por dia.
Desde domingo, devido aos danos causados pelo vazamento, os pacientes classificados como casos leves passaram a ser transferidos para outras unidades de saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros hospitais da cidade. A previsão da Secretaria de Obras, responsável pela substituição do telhado, é que nesta quinta-feira as áreas sejam liberadas.