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Cinema na Bienal de Arte: veja programação especial de filmes que serão exibidos

Desde 6 de setembro, o Parque Ibirapuera recebe a 35ª Bienal de São Paulo, com vasto acervo em exibição, sob o tema <i>Coreografias do Impossível</i>. Como parte da programação, o mês de outubro traz opções para quem gosta de cinema. Os dois nomes em destaque são Sarah Maldoror e Kidlat Tahimik. Veja dias e horários abaixo.

Conforme a descrição da própria Bienal, Sarah Maldoror é considerada a mãe do cinema africano. Ela tem uma produção que soma mais de quarenta filmes. Na mostra, dois títulos da cineasta estão em cartaz: os documentários <i>Ana Mercedes Hoyos</i> (2009) e <i>Monangambé</i> (1969).

Além disso, estão em exposição anotações, roteiros, fotografias, pesquisas e até documentos que materializam os processos de criação da poeta e diretora.

Kidlat Tahimik também tem espaço na programação, com três filmes que "ampliam a poética do artista que é reconhecido pelo sentido de humor cáustico e único ao retratar as culturas filipinas em contraponto ao imperialismo cultural em curso".

Mais conhecido como cineasta independente, ele também é autor de instalações em grande escala e tem uma delas exposta na Bienal.

<b>Veja a programação de cinema na 35ª Bienal de São Paulo</b>

<b>6, 7 e 8 de outubro:</b>

<b>- 16h30:</b> Cinema Sarah Maldoror – Ana Mercedes Hoyos, 2009 e Monangambé, 1969

Dois documentários de Sarah Maldoror que trazem pontos de vista multiculturais pouco explorados pelo cinema. Em <i>Ana Mercedes Hoyos</i> a cineasta reflete artisticamente e de maneira explícita sobre a relação multicultural que está na base das comunidades colombianas. Já <i>Monangambé</i>, o primeiro curta-metragem realizado por Maldoror, é baseado em um conto do escritor luso-angolano José Luandino Vieira e narra a história de um preso político e a relação dele com as autoridades coloniais.

<b>Local:</b> Auditório da Bienal – Andar azul.

<b>20 de outubro:

– 16h30:</b> Cinema Kidlat Tahimik – Perfumed Nightmare, 1977

Em <i>Perfumed Nightmare</i>, Tahimik narra e protagoniza o papel de um jovem camponês com desejo de viver o sonho americano em uma mistura de documentário e paródia etnográfica, uma fábula surrealista e bem-humorada.

<b>Local:</b> Auditório da Bienal – Andar azul.

<b>21 de outubro

– 16h30:</b> Cinema Kidlat Tahimik – Memories of Overdevelopment, 2021 (35 ) e Turumba, 1981

Kidlat Tahimik, com câmera de bambu, mostra, em <b>Memories of Overdevelopment</b>, uma versão alternativa pós-colonialista da expedição de Fernão de Magalhães, com a primeira expedição dele em volta da Terra. Remontando um processo de exploração de uma pequena cidade por investidores alemães, em <i>Turumba</i>, o cineasta demarca o potencial das contra-narrativas como posicionamento político do Terceiro Cinema.

<b>Local:</b> Auditório da Bienal – Andar azul.

<b>22 de outubro

– 16h30:</b> Cinema Kidlat Tahimik – Who invented the Yoyo? Who invented the Moon Buggy?, 1979

Trazendo viagens interplanetárias a partir de pontos de vista alternativos, Tahimik criou um programa espacial filipino na cidade fictícia alemã onde vive. O filme é um depoimento audiovisual produzido pelo cineasta com e para a sua comunidade, e juntos constroem um foguete com sucata.

<b>Local:</b> Auditório da Bienal – Andar azul

As sinopses foram fornecidas pela Bienal.

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