Estadão

Guilherme Arantes: Tenho percebido que minha imagem pode trazer danos à audiência da TV

O cantor e compositor Guilherme Arantes postou um texto na sua conta no Facebook em que ele reflete sobre o papel da televisão atualmente e como artistas de outras gerações – Guilherme completou 70 anos em 2023- podem se sentir desconfortáveis em meio à guerra de audiência e de narrativas construídas para serem perfeitas, inclusive no que se refere à imagem das pessoas.

Autor de hits como <i>Amanhã</i>,<i> Deixa Chover</i> e <i>Meu Mundo e Nada Mais </i>- presente na trilha de inúmeras novelas – Arantes disse que não despreza a TV e que sua geração se beneficiou muito dela. Porém, o que o incomoda "são certos componentes e fórmulas que vingaram nos tempos atuais".

"Me perguntam por que evito fazer televisão. É que tenho percebido que minha imagem pode trazer danos à audiência da TV, pode trazer danos a mim", começou Arantes, em tom de desabafo.

O cantor disse que antigamente os artistas eram convidados para irem aos programas e cantar. "Ficou bem complicado agora, com interatividade e o voyeurismo invasivo, científico, dos talks shows. E sei que os programas de TVs vivem na corda bamba, lutando desesperadamente por audiência."

Arantes prossegue afirmando que atualmente a imagem é muito mais importante do que ele tem a oferecer, no caso, suas músicas. "Não quero constranger o público, também, já que hoje em dia as pessoas são todas muito bonitas nas redes sociais. Esta é a época de ouro da humanidade em que os seres humanos são todos simplesmente maravilhosos e todos muitos virtuosos, com seus milhões de seguidores."

"Todo mundo faz sua lição de casa, bonitinhos, com seus sorrisos e mensagens agregadoras, ou estudadamente chocantes, provocativas, vale tudo desde que sejam de alguma forma eficientes para angariar seguidores", prosseguiu.

"Sei que já passou o tempo de eu estar enterrado num passado de lembranças, e não incomodar mais. Só que eu, Guilherme Arantes, insisto em não morrer (seria o ideal), e estou nascendo hoje para o futuro e insisto em dizer para mim mesmo: eu existo."

<b>Constrangimento no Programa do Faustão</b>

Em seu desabafo nas redes sociais, Guilherme Arantes contou um caso que passou no palco do <i>Programa do Faustão</i>, na Band TV, quando lá esteve como convidado, em abril de 2022.

O cantor diz ter sido vítima de uma pergunta tóxica da jornalista e coapresentadora da atração, Anne Lottermann.

"Fui fazer o Fausto Silva e a Anne Lottermann me perguntou se eu sentia saudades da cabeleira , da minha juventude. Sei que foi uma pergunta inocente e burrinha, coitadinha, porque eu lhe respondi na lata. Fiquei surpreso com a pergunta na lata. As pessoas na TV têm que ser lindas. Isso é inquestionável."

"Respondi que eu não sinto saudades porque o meu conteúdo cerebral de hoje, o meu carisma até para responder … não dá para comparar com o conteúdo ralinho , o carisma fraquinho que eu tinha no tempo dos cabelões, que aliás, hoje data de mais de 40 anos, a provável idade dela."

A reportagem do <b>Estadão</b> entrou em contato com a assessoria de Anne para saber se ela iria comentar o texto de Arantes, mas até o momento não teve resposta. O espaço segue aberto.

Não faz muito tempo, Arantes passou por algo parecido, quando um seguidora comentou que ele havia sido bonito no passado, mas que agora parecia um sapo-boi. O cantor reagiu com ironia à época: "Obrigado pelo sapo-boi! Você é uma querida, uma pessoa linda e adorável. Parabéns".

Guilherme Arantes segue na ativa. Em 2018, entregou uma música inédita para que a cantora Gal Costa gravasse, <i>Puro Sangue</i>. Em 2021, lançou o álbum <i>A Desordem dos Templários</i>, com 12 músicas inéditas. Em novembro, o cantor tem shows agendados para algumas cidades do nordeste.

Posso ajudar?