Cidades

Diferente da Enel, em SP, EDP não tem ocorrências relacionadas às chuvas do dia 3 em Guarulhos

Segundo informações apuradas pelo GWeb, a EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, está com 100% das ocorrências diretamente relacionadas às chuvas do dia 3 de novembro resolvidas na cidade. Diferentemente da capital e de outras cidades da Grande São Paulo, onde milhares de munícipes ficaram sem energia por diversos dias, os guarulhenses contaram com toda a tecnologia e planejamento da EDP para terem seus casos solucionados rapidamente.

Em comunicado, foi informado que as equipes técnicas da EDP permaneceram em atendimento em campo de maneira ininterrupta para garantir agilidade no restabelecimento total. Para otimizar as ações, que foram realizadas em pelo menos 315 bairros de Guarulhs, a distribuidora trabalhou em conjunto com órgãos municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Em São Paulo, a Enel, distribuidora de energia elétrica da região, teve problemas para restabelecer a luz dos moradores da capital e de parte da Grande São Paulo. Na terça-feira (7), quando 200 mil pessoas ainda estavam sem energia, um grupo de manifestantes protestou em frente ao prédio da companhia, em SP. A Enel informou, neste mesmo dia (7), que 100% das ocorrências estariam resolvidas até a noite, no entanto, o prazo foi descumprido e na quarta (8), 11 mil pessoas continuavam sem luz.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chegou a se reunir com o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) para cobrar explicações sobre os problemas no fornecimento de energia.

Entretanto, a eficácia do planejamento estratégico e da tecnologia da EDP foi evidenciada durante as fortes chuvas que atingiram Guarulhos, contribuindo para a rápida redução do número de clientes afetados nas primeiras horas após a passagem da linha de instabilidade. A automação do sistema elétrico, controlado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da companhia, permitiu o remanejamento remoto do fornecimento de energia, minimizando o impacto aos clientes afetados. A empresa disse ainda que monitorou atentamente os alertas meteorológicos e acompanhou a trajetória da tempestade em toda a sua área de concessão.

A Climatempo relata que o fenômeno meteorológico da sexta-feira (3) foi caracterizado pela intensidade dos ventos, registrando velocidades acima de 62 km/h por várias horas consecutivas em praticamente todos os municípios da região leste paulista. Essa ventania resultou na queda de galhos, árvores e objetos sobre as redes elétricas.

Segundo a nota, o planejamento estratégico da EDP priorizou intervenções em locais críticos, como hospitais, postos de saúde, escolas, creches, asilos e outros serviços essenciais, assim como situações que pudessem representar risco à vida e aquelas com grande número de consumidores impactados. O reforço na quantidade de equipes técnicas em campo foi uma medida adotada para garantir agilidade no atendimento em massa e a segurança das operações.

A EDP reitera as recomendações de segurança à população, alertando para que evite se aproximar de cabos partidos ou fios caídos. Em caso de qualquer ocorrência relacionada à rede elétrica, a EDP está disponível para acionamento através dos canais de atendimento, incluindo o 0800 e os canais digitais.

• Site: www.edp.com.br
• Aplicativo EDP Online
• WhatsApp (11) 93465-2888
• Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

Posso ajudar?