Ser um atleta profissional é um desafio árduo, independentemente do esporte escolhido. A busca pelo alto rendimento exige constante preparação física e mental, uma realidade conhecida por muitos atletas guarulhenses, dentre eles, Yago Kalil, que aos 19 anos se destaca como jogador do Vedacit Vôlei Guarulhos.
Em entrevista exclusiva concedida ao GWeb, Yago compartilhou detalhes de sua vida cotidiana, destacando os desafios de equilibrar a exigente rotina de treinos, viagens e jogos com os compromissos acadêmicos. Ex-aluno do Colégio Maia e atualmente graduando do curso de Marketing, ele enfatizou a importância de conciliar a vida de atleta com a de estudante, reconhecendo os estudos como uma válvula de escape para continuar trilhando sua jornada profissional, especialmente diante da, segundo ele, “incerteza que é a vida no esporte”.
“O estudo é fundamental. Me fez ser quem eu sou hoje”, afirma o atleta.
Descoberto nas olimpíadas escolares, Yago jogou em Guarulhos até 2018, quando se transferiu para o Centro Olímpico, em São Paulo. Com grande potencial, viajou, em 2020, para Minas Gerais. Seu destino foi a cidade e o time de Uberlândia, mas dificuldades ocasionadas pela pandemia da covid-19 o fizeram retornar para Guarulhos e aguardar novas oportunidades.
A oportunidade tão aguardada, no entanto, estava mais perto do que o atleta imaginava: no time de vôlei da sua cidade natal, que viria a fazer história no Estado de São Paulo.
Em outubro, Yago celebrou, junto com a equipe do Vedacit Vôlei Guarulhos, a conquista do Campeonato Paulista de Voleibol, um marco inédito para o time e para a cidade. O jovem descreveu o momento como “maravilhoso”, relembrando a alegria compartilhada entre os jogadores e a torcida. “Foi uma emoção única. Indescritível. Eu estava muito feliz. Todo mundo só sabia pular e festejar”, disse.
No dia 23 de outubro de 2023, Yago e o Vedacit Vôlei Guarulhos se sagrava campeão Paulista pela primeira vez
Campeão e com ambição de alcançar outros patamares, o atleta compartilhou com o GWeb suas metas, incluindo o desejo de integrar a Seleção Brasileira e o vôlei Italiano, reconhecido pelo nível técnico, tático e competitivo. Para isso, Yago ressalta a necessidade de preparação profissional e pessoal para atingir seu potencial máximo, e claro, sem esquecer dos estudos.
O Colégio Maia na vida do atleta
Além do desempenho esportivo, Yago destaca a influência significativa do Colégio Maia em sua vida. Ele considera essencial não apenas pela qualidade educacional, mas também pelas amizades cultivadas durante sua trajetória na instituição. “Voltar aqui no colégio me traz muitas emoções. Os brinquedos, os funcionários, os professores; tenho um carinho muito grande por todos”, afirma o atleta.
Ao abordar o papel do esporte na educação, Yago compartilha a visão de que “o esporte é lição de vida”, ressaltando a importância das regras, disciplina, trabalho em grupo e evolução diária, além do impacto positivo do incentivo ao esporte na formação de cidadãos e profissionais em qualquer área.
Cleide de Santana, mãe de Yago, também reforça a importância da integração entre a educação e o esporte. Para ela, “um bom aluno pode ser um bom atleta e um bom atleta pode ser um bom aluno”.
“O incentivo para ele começar no esporte veio de uma professora do Colégio Maia”, destaca a mãe
Cleide, Yago e Evaristo, funcionário do Colégio Maia, posam para foto
Ao final da entrevista, Yago afirmou que “levar alegria para a família” é seu principal objetivo pessoal. No campo profissional, por outro lado, o atleta almeja ser campeão olímpico vestindo a camisa do Brasil. “É um sonho que não é só meu, mas de todos os atletas. Estou trabalhando duro para chegar lá”, finaliza.
Segundo o Colégio Maia, este relato não apenas ilumina a jornada extraordinária de um atleta em ascensão, mas também ressalta a importância da educação e da disciplina na busca pelo sucesso em múltiplos aspectos da vida.
“Para nós, a formação integral dos nossos alunos vai além das salas de aula, abrangendo valores como dedicação, superação e a valorização da aliança entre os estudos e o esporte. A trajetória inspiradora de Yago é um reflexo do compromisso do Colégio Maia em preparar indivíduos não apenas academicamente, mas também para os desafios e triunfos que a vida oferece”, destaca o colégio.