Estadão

Sepultura anuncia fim da banda com turnê de despedida

Nesta sexta-feira, 8, o Sepultura anunciou o fim da banda com uma turnê de despedida. O influente grupo de heavy metal, que completa 40 anos de carreira, passará por quarenta países. Segundo a banda, a turnê <i>Celebrating Life Through Death</i> durará 18 meses a partir de março de 2024.

"É a última turnê. A gente vai parar porque é o melhor momento da história da banda", declarou o guitarrista Andreas Kisser, que reforçou que a banda tem boa relação. "Hoje, a gente tem uma condição fantástica entre a gente. A gente sai de cena tranquilo e em paz com a gente mesmo".

"Não é um momento triste, é de celebração", disse.

<b>Trajetória e legado</b>

De Belo Horizonte, Minas Gerais, o Sepultura é a banda brasileira de heavy metal de maior sucesso da história. O grupo foi fundado em 1984 pelos irmãos Max e Iggor Cavalera, ainda adolescentes, com Paulo Jr. (baixo) e Wagner Lamounier (guitarra e voz) na formação original.

Em 1986, a banda lançou <i>Morbid Visions</i>, primeiro álbum de estúdio do grupo e um dos primeiros discos de death metal do mundo. Jovens, os membros já ganharam reconhecimento na cena underground.

Mas foi na década de 90 que o Sepultura ganhou renome mundial. Em 1996, o grupo lançou seu álbum de maior sucesso e aclamação, o emblemático <i>Roots</i> – um disco com influências da música indígena e gravações na tribo Xavante, com percussão tribal.

Faixas como <i>Roots Bloody Roots, Territory, Slave New World</i> e <i>Ratamahatta</i> são alguns dos maiores sucessos da banda, que já lançou 15 álbuns de estúdio entre o death metal, thrash metal, groove metal e influências próprias.

O grupo teve diferentes membros, mas sua formação principal (considerada "clássica") teve a inclusão do guitarrista Andreas Kisser e durou cerca de dez anos. Em dezembro de 1996, após <i>Roots</i>, Max Cavalera abandonou a banda. Seu irmão, Iggor, seguiu no grupo até 2006.

Atualmente, o vocal é feito pelo americano Derrick Green e a bateria fica com Eloy Casagrande. Notoriamente, os irmãos Cavalera tomaram grande distância da banda desde que saíram. Em 2016, um documentário biográfico chamado <i>Sepultura Endurance</i> foi lançado usando depoimentos de membros de bandas célebres, como Metallica e Motörhead; no entanto, os Cavalera se recusaram a participar.

O Sepultura tem uma influência mundial considerável. Grupos famosos como Slipknot, System of a Down e até Björk já listaram a banda entre suas referências. Em 2016, o Sepultura figurou na lista de principais artistas para conhecer a música brasileira, segundo o <i>New York Times</i>.

O último álbum de estúdio lançado pelo grupo foi <i>Quadra</i>, de 2020.

Posso ajudar?