Estadão

Projeto na Câmara muda data para conferência da idade mínima de vereadores

Um projeto em tramitação na Câmara determina que vereadores precisarão ter 18 anos completos na data da posse, e não na data-limite para o pedido de registro, como acontecia antes. A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 12, e agora segue para Plenário.

Atualmente, os vereadores têm o único cargo eletivo cuja idade precisa ser comprovada na data-limite para o pedido de registro. O Projeto de Lei 5281/19, do Senado, estabelece uma padronização, para que a idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade tenha como referência a data da posse para todos os cargos.

Segundo o relator do projeto, deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), o objetivo é uniformizar a exigência para todos os cargos. A partir da nova lei, passaria a ser possível candidatar-se e ser eleito ainda com 17 anos, se a pessoa completar 18 antes da posse.

A Constituição Federal prevê idade mínima dos candidatos como condição para elegibilidade. Os que desejam concorrer à presidência da República, à vice-presidência e ao Senado devem ter ao menos 35 anos. Para governador e vice-governador, deve-se ter 30 anos. Já os deputados federais, estaduais, distritais, prefeitos e vice-prefeitos precisam de 21. Por fim, os vereadores precisam ter 18 anos completos.

De autoria do senador Irajá Abreu (PSD-TO), o projeto de lei já encerrou sua tramitação no Senado Federal. Na Câmara, a proposta passou por todas as comissões previstas e somente falta a apreciação do plenário.

Posso ajudar?