A companhia estatal de petróleo da Líbia informou que suspendeu a produção do maior campo de extração da commodity do país devido a protestos de cidadãos contra a falta de combustíveis.
A National Oil Corp. declarou motivo de "força maior" a fim de parar a partir deste domingo, 7, a atividade no campo de Sharara, no sul da Líbia. Essa declaração é uma manobra legal que libera a companhia de suas obrigações contratuais devido a circunstâncias extraordinárias. Em um comunicado, a empresa informou que o fechamento do campo forçou a suspensão dos suprimentos de petróleo no terminal Zawiya na costa mediterrânea.
A Líbia produz 1,2 milhão de barris de petróleo por dia e o campo de Sharara tem uma capacidade de produção de até 300 mil barris por dia.
Órgãos de imprensa na Líbia relataram que residentes da cidade de Ubari, a cerca de 950 quilômetros da capital do país, Trípoli, fecharam o campo de Sharara para protestar contra a falta de combustível. A companhia informou que está realizando negociações com os manifestantes para retomar a produção "o mais rápido possível."