O abastecimento de água em Joinville, na região norte de Santa Catarina, começou a ser restabelecido nesta terça-feira, 30, cerca de 24 horas após ele ter sido interrompido devido a um vazamento de ácido sulfônico no Rio Cubatão. Os reservatórios de água da cidade são abastecidos pelo rio, e estavam vazios desde a tarde de segunda.
Na manhã desta terça, diversos testes foram realizados na água e ela foi considerada própria para consumo. Assim, aos poucos o fornecimento de água começou a ser restabelecido. Segundo a prefeitura de Joinville, os locais mais próximos aos reservatórios voltarão a ter água corrente ainda nesta terça. As áreas mais altas e as mais afastadas da cidade, porém, deverão ficar sem água até quarta-feira.
O corte no fornecimento se deu porque, na manhã de segunda-feira, um caminhão que transportava ácido sulfônico tombou e pegou fogo enquanto trafegava pela rodovia SC-418, na Serra Dona Francisca, que fica naquela região. O produto, usado na fabricação de detergentes e outros produtos de limpeza, vazou e chegou ao Rio Seco, que deságua no rio Cubatão.
Devido ao acidente, o fornecimento de água foi interrompido pela Companhia Águas de Joinville. Isso afetou 34 dos 43 bairros de Joinville, o que, segundo estimativas da prefeitura, deixaria 75% da cidade sem água potável.
Desde as primeiras horas, técnicos da Companhia Águas de Joinville passaram a monitorar a qualidade da água. Na primeira medição, o índice de contaminação registrado foi de 0,19 mg de ácido por litro de água (mg/L), mas quatro horas após o vazamento ele chegou a 1,09 mg/L – o valor aceitável para a presença do componente é de 0,5 mg/L. Aos poucos, a contaminação foi caindo e, na manhã desta terça, a água foi considerada potável.