À medida que a temporada de Carnaval se aproxima, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, Metrô e EMTU – estão empenhadas em garantir a segurança e o conforto dos foliões que optam por utilizar o transporte público durante as festividades. Com o intuito de promover uma experiência positiva para todos, a STM elaborou uma lista de boas práticas a serem seguidas pelos passageiros:
1) Planeje sua rota com antecedência
Antes de iniciar a viagem, trace sua rota. Consulte antecipadamente os horários de ônibus intermunicipais no site da EMTU, o trajeto de metrô e trem para garantir uma jornada tranquila. Para evitar aglomerações chegue cedo aos pontos de embarque.
2) Marque pontos de encontro
As estações de trem, metrô e os terminais não são apenas locais de embarque e desembarque, mas também podem ser pontos de encontro seguros para os foliões que irão participar dos eventos – que, em sua maioria, têm fácil acesso pelo transporte público.
3) Respeite as normas de segurança
Para que os festejos ocorram sem incidentes, conforto e segurança para todos, os passageiros devem estar atentos a algumas regras. A primeira delas é que é proibido fazer uso de instrumentos musicais, rádios ou aparelhos sonoros, a menos que por meio de fones de ouvido (lei municipal 15.937/13).
Também não é permitido consumir bebida alcóolica (lei estadual 10.951/01) ou portar qualquer tipo de droga ilícita (lei federal 11.343/06 – lei das drogas). E atenção redobrada para ficar atrás da faixa amarela nas plataformas de trens e metrô, que existem para a segurança do passageiro.
É importante também que o tamanho das fantasias não comprometa a circulação dos demais passageiros.
4) Cuide da limpeza
Contribua para a limpeza do transporte público e do ambiente ao seu redor. Utilize as lixeiras disponíveis, mantendo os veículos, estações e terminais limpos para o próximo. Também mantenha limpos os trens, ônibus e os vagões do VLT, não utilizando sprays de espuma e confetes.
5) Compre o bilhete antecipadamente
Evite filas e agilize o embarque, se possível. Para viajar, você pode comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no número 11 3888-2200, aplicativo TOP (disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store), ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site.
Vale lembrar que os ônibus da EMTU aceitam sistema de pagamento por cartões de aproximação.
6) Seja gentil com os funcionários
Os profissionais que trabalham no transporte público desempenham um papel fundamental durante o Carnaval. Seja cortês e respeite as instruções dos funcionários da CPTM, do Metrô e da EMTU, que trabalham para garantir que a sua viagem seja segura.
7) Evite comportamentos inadequados
Para que todos façam uma boa viagem, mantenha um comportamento respeitoso com os outros passageiros. Evite comportamentos inadequados, como uso excessivo de espaço, música sem fone de ouvido, falar alto ou qualquer ação que possa causar desconforto aos outros. Lembre-se das dicas do item 4 desta lista. Outra recomendação importante é evitar correr nas escadas, plataformas e mezaninos das estações e nos terminais de ônibus.
8) Cuide dos seus pertences
Em todos os deslocamentos, recomendamos que os foliões estejam atentos a seus pertences pessoais, como bolsas, carteiras e celulares, evitando exibir objetos de valor de maneira ostensiva. Mantenham bolsas à frente do corpo, proporcionando maior controle e prevenindo possíveis incidentes. Essa prática simples contribui para um ambiente mais seguro e evita situações indesejadas.
9) “Não é não”
É importante criar um ambiente seguro e respeitoso para todos os passageiros. Caso alguém se sinta desconfortável ou seja vítima de assédio, é essencial agir prontamente. Procure ajuda dos funcionários da estação, terminal ou do veículo. A STM repudia qualquer forma de assédio e está comprometida em tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar de todos os passageiros durante as celebrações do Carnaval.
No Metrô, a denúncia pode ser feita via SMS-Denúncia (9 7333-2252), pelo aplicativo Metrô Conecta e por meio do Posto Avançado de Apoio à Mulher, que tem equipes especializadas nas estações Santa Cecília e Luz para acolher mulheres vítimas de violência, orientar e, quando necessário/desejado, encaminhar à rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
Já na CPTM, as denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento (0800 0550121), WhatsApp (9 9767-7030) e nas 34 estações que contam com o Espaço Acolher, que oferece atendimento humanizado e com privacidade às mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia. A passageira encontra um Espaço Acolher uma estação antes ou uma depois de onde estiver.
Ao seguir essas boas práticas, os passageiros podem contribuir significativamente para a segurança e a eficiência da operação do transporte metropolitano durante as celebrações de Carnaval.