Estadão

Na Etiópia, Lula participa de cerimônias antes de compromissos multilaterais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou nesta sexta-feira (16) sua agenda de compromissos oficiais na Etiópia, onde participará de atividades da União Africana. Pela manhã (madrugada no horário de Brasília), ele foi a uma cerimônia para depositar flores no Memorial de Adwa, em Adis Abeba. O local homenageia os heróis da batalha de Adwa, lutada e vencida em 1896 pelos etíopes contra o exército italiano.

A Itália recém-unificada tentava construir um império colonial na África, como as demais potências europeias, mas só conseguiria dominar a Etiópia por um breve período entre os anos 1930 e durante a Segunda Guerra Mundial. O país europeu à época era comandado pelo ditador fascista Benito Mussolini.

Além disso, o presidente brasileiro também participou de uma cerimônia de boas-vindas. Teve uma reunião ampliada, e depois um encontro fechado, com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed.

A agenda multilateral de Lula começa às 18h30 do horário local (12h30 em Brasília). Ele participará do evento "Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP28"

Posso ajudar?