Política

Elói rebate críticas de Gleisi Hoffmann e diz que PT articula para ele não conseguir se filiar a outro partido

Em entrevista exclusiva ao GWeb, o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, afirmou que membros da alta cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) estão pressionando siglas da base do governo Lula a não aceitarem sua filiação para a disputa das eleições municipais de 2024.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e os ministros Alexandre Padilha e Luís Marinho seriam os principais responsáveis pelo boicote ao ex-petista. Segundo Pietá, os políticos estariam atendendo a um pedido pessoal do atual deputado federal e indicado pelo partido para concorrer à Prefeitura de Guarulhos, Alencar Santanta (PT).

 

 

Desde outubro do ano passado, Elói tem trocado farpas com petistas após deixar a legenda por não concordar com a escolha de Alencar para as disputas municipais. Para o ex-prefeito, o regulamento da sigla não foi seguido como deveria durante as convenções partidárias que consolidaram o deputado federal como o nome do PT em Guarulhos em 2024.

“Não satisfeitos de vetarem o direito de escolha dos filiados ao PT na nossa cidade, agora, em Brasília, querem estender este veto a outros partidos. Mas ao final não vão conseguir”, afirmou Elói ao GWeb nesta segunda-feira (4).

Elói segue sem partido para a disputa das eleições de 2024  FOTO: Divulgação

No último sábado (2), durante o lançamento da pré-candidatura de Alencar Santana, Gleisi Hoffmann atacou o ex-prefeito, dizendo que “ele deveria respeitar o PT”. Segundo a presidente do partido, Pietá “se fez com o PT e sua militância”, e não sozinho.

Gleisi lembrou ainda que a maioria dos parlamentares que deixam o partido não conseguem bons resultados por outras siglas. “Ainda acho que há tempo para Elói ter consciência e estar junto com a gente”, finalizou.

Questionado pelo GWeb após as falas de Hoffmann, Elói rebateu: “sempre respeitei e continua respeitando o PT”. Para o ex-prefeito, o grupo que controla a direção municipal de Guarulhos que não respeitou o Estatuto do partido.

“Os 35 membros do diretório impediram os 25 mil filiados ou filiadas de escolher o candidato e o melhor caminho. Eu fico com os que tiveram seu direito desrespeitado. E que terão oportunidade de decidir no primeiro turno das eleições”, afirmou Elói ao GWeb.

Gleisi Hoffmann esteve presente no lançamento da pré-candidatura de Alencar Santana   FOTO: Partido dos Trabalhadores

O que aconteceu?

Em outubro de 2023, quando o diretório municipal do PT optou por indicar Alencar Santana como pré-candidato às eleições de 2024, um racha no partido em Guarulhos foi consolidado. A tensão se deu quando Elói Pietá acionou a Justiça para, segundo ele, “garantir que o estatuto da sigla fosse seguido”.

À época, em entrevista exclusiva ao GWeb, o petista explicou que esse estatuto traz apenas duas alternativas quando há dois ou mais pré-candidatos a prefeito: a escolha direta ou indireta por parte dos filiados do partido.

“Esta terceira forma se opõe ao que consta do Estatuto, que o próprio Diretório Municipal pode escolher o candidato por 2/3 de seus membros, mas o Estatuto do PT define que só pode ser modificado por uma instância superior ao Diretório Nacional: Encontro Nacional de Delegados e Delegadas eleitos em todo o país”, completou.

No caso de Guarulhos, segundo Elói, 25 mil pessoas constam na relação oficial de filiados ao partido.

“Como Guarulhos usou esta modalidade anti-estatutária, entrei com ação judicial para defesa do direito dos 25 mil filiados e dos pré- candidatos que tem o apoio escrito de mais de 500 filiados e filiadas para concorrer internamente à candidatura de prefeito”, disse o petista.

Elói afirmou que recorreu ao Judiciário porque a instância superior ao Diretório Nacional, o Encontro Nacional, só está prevista para 2025, após as eleições municipais de 2024. “Enquanto não houver decisão judicial sobre o direito de todos os filiados e filiadas escolher, não considero válida a decisão do Diretório Municipal de Guarulhos, que escolheu um candidato por 35 pessoas”, finalizou.

Posso ajudar?