Subiu para cinco o número de mortos pela dengue em Guarulhos, segundo nova atualização do boletim diário da Secretaria Municipal da Saúde. As duas novas vítimas, ambos homens, sendo um menor de idade, eram moradores do Pimentas/Cumbica, região mais afetada pela doença na cidade.
O GWeb apurou que, assim como nos casos anteriores, os dois novos pacientes vitimados também possuiam comorbidades. Um deles, que não teve seu nome divulgado, tinha apenas 16 anos; o outro, 37.
Ainda segundo o boletim da Prefeitura, o município agora conta com 8.408 casos confirmados da doença, resultando em média de 650 infectados a cada 100 mil habitantes.
No entanto, apesar de alarmante, os números de Guarulhos ainda estão abaixo de bairros como a Vila Jaguará, São Domingos e Itaquera, da capital paulista, que possuem médias de 3.237, 861,6 e 754,5, respectivamente.
Estado de emergência em Guarulhos
Na última terça-feira (5), o prefeito Guti decretou estado de emergência na cidade devido ao aumento no número de casos de dengue. A decisão segue decreto similar publicado também nesta data pelo governo do Estado de São Paulo e a situação de emergência em Guarulhos permanecerá até que a condição sanitária no município se estabilize.
O decreto do prefeito Guti autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de dengue e outras arboviroses, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, a doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial com base na lei de licitações.
Outras vítimas de dengue na cidade
Segundo dados fornecidos pela Secretaria da Saúde, também divulgados pelo GWeb, as três vítimas anteriores eram mulheres com comorbidades. Dos cinco óbitos confirmados até o momento, apenas um não residia na região Pimentas/Cumbica.