A TAV Brasil, empresa que foi autorizada para implantar um Trem Bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, divulgou as possíveis nove paradas que o eixo de transporte poderá ter ao longo de seus 417 quilômetros, segundo o site Melhores Destinos.
“A implantação do trem de alta velocidade permitirá uma desconcentração urbana, na medida em que as pessoas poderão morar fora das grandes cidades com muito mais conforto, pois terão facilidade de acesso a elas”, diz comunicado.
O eixo de transporte que será inédito na América Latina poderá partir da estação Água Branca, que no futuro poderá conectar as Linhas 6-Laranja de metrô, 7-Rubi e 8-Diamante de trem e Trem Intercidades Barra Funda-Campinas.
As paradas previstas:
- Estação Água Branca, São Paulo (SP);
- Guarulhos (SP);
- Jacareí (SP);
- São José dos Campos (SP);
- Taubaté (SP);
- Aparecida (SP);
- Resende (RJ);
- Volta Redonda (RJ);
- Estação Leopoldina, Rio de Janeiro (RJ).
Projeto concluído neste ano
A TAV Brasil deve entregar estudos de viabilidade para implantação de um trem de alta velocidade ligando o Rio a São Paulo até dezembro deste ano, segundo o site Poder 360.
Trata-se de uma empresa privada que recebeu autorização do governo federal para implantar o meio de transporte. Ou seja, a construção será feita por meio do modelo de autorização. O prazo para o início de operação é em 2032, enquanto as obras devem começar em 2027.
Segundo a publicação, está em curso o projeto para captar recursos através do mercado verde. A empresa manifestou o desejo de habilitar o empreendimento a entrar no mercado de carbono para conseguir investimentos junto a fundos destinados a projetos sustentáveis.
O projeto todo é orçado em R$ 50 bilhões.
As informações são do portal via Trolebus.