A fintech ZiliCred fechou uma parceria com a AprovaBancários, uma escola com cursos online de formação para correspondentes bancários, profissionais que atuam como intermediários entre clientes e bancos ou fintechs, ampliando o alcance ao sistema financeiro. Com a parceria, a ZiliCred oferece gratuitamente 10 vagas para candidatos no estado de São Paulo que queiram os certificados Abecip CA-300 e CA-600 (para quem deseja trabalhar com crédito imobiliário) e Aneps (para crédito direto ao consumidor).
Estas certificações são uma oportunidade para aprimorar habilidades profissionais e conhecimentos voltados para a comercialização de produtos de crédito, seja ele crédito imobiliário, crédito direto ao consumidor, entre outros. Além de serem obrigatórias pela lei do Banco Central para os profissionais que desejam atuar nesse segmento. Os cursos custam cerca de R$ 500 reais e habilitam o profissional como especialista em crédito imobiliário e ao consumidor.
Os interessados devem enviar email para [email protected] até o final do mês de março com um parágrafo explicando o motivo pelo qual desejam fazer o curso e por que merecem a bolsa. Além da avaliação do currículo, será feita a análise da argumentação do candidato para ter a certificação, incluindo a renda dos candidatos.
Os alunos formados se tornam automaticamente – sem a exigência de experiência prévia – correspondentes bancários da Zilicred e podem ofertar os produtos da fintech, que é pioneira no crédito rotativo com garantia imobiliária no Brasil. “Queremos auxiliar na formação de profissionais mais qualificados para que eles possam contribuir para que o brasileiro tenha um acesso mais sustentável a juros menores e de longo prazo”, disse Daniel Berenguer, diretor comercial da ZiliCred.
Os conteúdos do curso passam por conceitos relacionados ao funcionamento dos sistemas financeiro, imobiliário e habitacional, destrinchando a atividade dos intermediários e com explicações sobre quais produtos e atendimentos podem oferecer e prestar, e de que forma podem atuar. Não há pré-requisitos para se inscrever nos cursos da AprovaBancários, que permitem matrícula durante o ano todo. Ao se inscrever, o curso fica disponível por 60 dias, mas é possível realizar a preparação para o certificado em até 10 dias.
Os correspondentes bancários são remunerados por meio de comissão dos produtos ofertados e podem operar 100% de forma digital. Na média, a comissão para um crédito de financiamento de um imóvel fica entre 3% a 6% do valor total da operação. “É uma oportunidade para quem quer começar 2024 com uma nova oportunidade de trabalho que permite flexibilidade e autonomia. A posição de correspondente bancário vai ser muito valorizada porque ele funciona como um consultor ao auxiliar o cliente a tomar decisões mais inteligentes quando o assunto é tomar crédito ou realizar um financiamento. É uma relação de ganha-ganha: ganha o cliente que economiza ao ter acesso a produtos com juros menores e ganha o profissional que recebe comissões atrativas”, conclui Berenguer. De acordo com a Federação Brasileira de Correspondentes Bancários (Febracon), há hoje em torno de 1 milhão de correspondentes bancários ativos no país, sendo que a maior concentração está em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná.
“Na visão da ZiliCred, esta iniciativa não só reflete um compromisso profundo com o bem-estar de todos, mas também destaca a instituição como um pequeno farol de mudança positiva e responsabilidade social”, conclui Berenguer.