O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos chegou a 840 agentes nesta segunda-feira (25) após a formação de mais 22 recém-concursados em cerimônia no Adamastor. Ao todo, 115 novos agentes passaram a fazer parte dos patrulhamentos de segurança na cidade desde dezembro passado, o que representa um aumento de quase 16% no quadro. Ao longo deste ano mais 25 homens e mulheres receberão seus certificados.
De acordo com o prefeito Guti, os avanços na segurança pública são constantes. “Pensamos num concurso para 50 GCMs e já chamamos mais de cem para compor nossa Guarda Civil, que está a cada dia mais forte e bem estruturada para proteger o cidadão, com resultados que colocam Guarulhos em 1º lugar no índice de cidades mais seguras com mais de um milhão de habitantes do Brasil”, enalteceu.
O evento de formatura celebrou também a formação da primeira turma de GCMs da cidade de Francisco Morato, com 41 agentes, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag) de Guarulhos, que desde sua inauguração em 2020 já certificou pelotões de 13 municípios em cursos pontuais, obrigatórios ou de especialização e deverá receber turmas de mais duas cidades ainda neste ano.
O curso consiste em oito meses de estudos e treinamentos de direito constitucional, direitos humanos, técnicas operacionais, armamento e tiro, legislação de trânsito, educação física, entre outros. “Um diferencial da nossa escola é que também formamos os alunos para agentes de trânsito. Eles saem daqui hoje capacitados e credenciados para atender a situações no trânsito de acidentes a autuações diversas”, explicou o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.