Estadão

Percival de Souza, do Cidade Alerta, deixa a Record após 21 anos na emissora

O jornalista e comentarista policial Percival de Souza deixou a TV Record após 21 anos na emissora, de acordo com comunicado divulgado na quinta-feira, 4. Apesar de encerrar seu trabalho no Cidade Alerta, não significa o fim da parceria com a Rede Record: o jornalista foi convidado para continuar em projetos desenvolvidos nas plataformas digitais, como o podcast<i> Arquivo Vivo</i>, em que analisa crimes antigos.

"Sua atuação como comentarista de segurança no <i>Cidade Alerta</i>, e em outras atrações, foi inestimável para nossa história e ajudou a construir a reputação do jornalismo de verdade do canal, pautado pela credibilidade e imparcialidade", afirmou a Record no comunicado. "Desejamos muito sucesso para a sequência dessa trajetória brilhante".

Aos 80 anos, Percival passou alguns meses afastado da televisão por motivos de saúde, após um procedimento de cateterismo no coração.

Percival deu início à sua carreira no jornalismo ainda na adolescência, na <i>Folha de S.Paulo</i>. Ao longo de sua trajetória, ele atuou em veículos impressos, TV e rádio, como <i>Quatro Rodas</i>,<i> Jornal da Tarde</i>, <i>Notícias Populares</i> e <i>Auto Esporte</i>. Começou na Record em 2003.

Como especialista em jornalismo investigativo na área de segurança, ganhou fama no <i>Cidade Alerta</i>. Na edição do programa que foi ao ar na quinta-feira, 4, o apresentador Luiz Bacci agradeceu o veterano. "Espero que você colha o que você colheu nesses anos, Percival. Você foi como um pai para mim", disse ele.

Percival também é escritor de vários livros, dentre eles títulos premiados: <i>Narcoditadura: o Caso Tim Lopes</i>, que recebeu Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog; <i>Autópsia do Medo</i>, biografia do delegado Sérgio Paranhos Fleury; e <i>Eu, Cabo Anselmo</i>, entrevista com o maior agente duplo do regime militar no país. Ele ganhou quatro prêmios Esso de Jornalismo.

<b>Leia o comunicado da emissora na íntegra:</b>

<i>"A Record vem a público expressar o mais profundo agradecimento pelos 21 anos que Percival de Souza dedicou à emissora. Sua atuação como comentarista de segurança no "Cidade Alerta", e em outras atrações, foi inestimável para nossa história e ajudou a construir a reputação do jornalismo de verdade do canal, pautado pela credibilidade e imparcialidade.

Um dos mais reconhecidos e premiados jornalistas investigativos da imprensa brasileira, sempre foi reconhecido pela ética e comprometimento com a notícia. Ao longo de duas décadas, suas análises e críticas contribuíram significativamente para a compreensão dos telespectadores em incontáveis casos, não só policiais, mas em diversos assuntos de interesse da sociedade brasileira.

Certos da importância para o jornalismo e o quanto seus conhecimentos são primordiais, Percival de Souza foi convidado para continuar a parceria analisando grandes casos através dos projetos multiplataforma onde já atua, como o blog no R7.com, o podcast Arquivo Vivo e outras possibilidades que virão.

Desejamos muito sucesso para a sequência dessa trajetória brilhante."</i>

Posso ajudar?