Estadão

Quem são os vencedores do Nobel da literatura infantil? Brasileiros indicados não levaram

Um dos mais importantes reconhecimentos da literatura mundial, o Prêmio Hans Christian Andersen divulgou o escritor Heinz Janisch e o ilustrador Sydney Smith como vencedores da edição de 2024. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, 8, durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, a maior do setor.

Entre os brasileiros presentes na feira, havia grande expectativa para o anúncio deste ano, especialmente pela indicação da escritora Marina Colasanti, cujos mais de 50 anos de carreira incluem diversos livros para crianças. O nome da ítalo-brasileira foi um dos mais celebrados durante o anúncio, com muitas palmas entre os presentes, assim como o artista Nelson Cruz, finalista entre os ilustradores.

A premiação considera o conjunto da obra, nesse caso, das voltadas às crianças. O resultado foi anunciado por Liz Page, presidente do Júri do prêmio, o qual o International Board on Books for Young People (IBBY) considera o maior da literatura para crianças. Ela destacou que os jurados consideraram a contribuição dos indicados para literatura para crianças em diferentes aspectos, como a qualidade, inovação, a diversidade e a habilidade de ver o mundo com os olhos de uma criança.

Entre as obras de Janisch publicadas no Brasil, estão <i>Eu Sou Assim e Vou Te Mostrar</i> e <i>Não Consigo Fazer Cócegas</i>. Já Smith teve publicações entre as selecionadas pelo <i>The New York Times</i> diversas vezes e publicou algumas obras no Brasil, inclusive O pequenino na cidade, na qual também é o escritor.

O Brasil venceu o prêmio três vezes. A última ocorreu há 10 anos, em 2014, com o ilustrador Roger Mello. Os demais foram a escritora Ana Maria Machado, em 2000, antecedida por Lygia Bojunga Nunes, em 1982.

A premiação é realizada anualmente pelo IBBY. A cerimônia de premiação será realizada no congresso da organização, entre 29 de agosto e 1º de setembro, em Trieste.

O Brasil é finalista em outros prêmios com anúncio durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha. O ilustrador Roger Mello concorre ao Astrid Lindgren Memorial Award (conhecido como Prêmio Alma). Entre as premiações da própria feira, o País está representado pela editora baiana Solisluna, que concorre na categoria melhor editora da América Latina e Caribe. Além disso, um reconhecimento já é certo: <i>Dia de Lua</i>, de Renato Moriconi, da editora Jujuba, receberá o troféu de melhor livro para bebês.

<b>Escritores indicados ao Prêmio Hans Christian Andersen 2024</b>

Marina Colasanti (Brasil)

<b>Heinz Janisch (Áustria)</b>

Lee Geum-yi (Coreia do Sul)

Bart Moeyaert (Bélgica)

Timo Parvela (Finlândia)

Edward van de Vendel (Holanda)

<b>Ilustradores indicados ao Prêmio Hans Christian Andersen 2024</b>

Nelson Cruz (Brasil)

Cai Gao (China)

Iwona Chmielewska (Polônia)

Elena Odriozola (Espanha)

<b>Sydney Smith (Canadá)</b>

Paloma Valdivia (Chile)

<b>A repórter viajou a convite da Feira do Livro Infantil de Bolonha</b>

Posso ajudar?