Ernesto Zanon – Do Carro Express – Edição de Imagens: Danilo Sanches
Tem medo de escorpião? Então não chegue perto deste carro. Mais uma vez avaliamos um Abarth, a marca que tem esse animal como destaque, já que se apresenta como um carro venenoso. Sim, esse Pulse, que tenta esquecer que é um Fiat, tem alma esportiva, tanto no visual como no motor.
Menos de um ano atrás nós já avaliamos este modelo uma vez. Na ocasião destacamos como era divertido andar por aí a bordo do Pulse Abarth, o primeiro SUV esportivo da marca que está no Brasil, pelas mãos da Stellantis. A carroceria é Fiat, mas a Stellantis procura não fazer menção alguma a sua marca de maior volume de vendas.
Tem suspensões, freios, câmbio, motor, pneus e direção especialmente desenvolvidos para garantir muita esportividade. A avaliação mais uma vez se mostrou bastante divertida, em meio aos escorpiões que estão espalhados pelo carro.
O Pulse Abarth segue na faixa dos R$ 150 mil. O motor 1.3 turbo T270, tem 185 cavalos de potência, câmbio automático de 6 velocidades e uma preparação realmente diferenciada, que permite condução esportiva tanto na cidade como na estrada e também nas pistas. Tem toda a suspensão preparada para isso, mas sem deixar de lado as condições para ser utilizado no dia a dia. O resultado é um carro bastante equilibrado para se dar bem nas diferentes condições.
Basta pisar no acelerador para ele mostrar o desempenho bastante diferenciado. Na estrada, conforme você vai avançando, dá a impressão de que o pé direito é atraído para baixo, para dar gás e correr mais até do que se deve. Isso em condições normais.
Quando se aciona o botão “poison” no volante, o veneno sobe à cabeça e ele se projeta ainda mais à frente, demonstrando que tem muita lenha para queimar. Nesta condição, é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal. Detalhe para a sonoridade externa, devido ao novo sistema de exaustão. É nervoso.
Em condições especiais de avaliação, chegou de forma bastante rápida a velocidades próximas aos 180 km/h. A máxima é de 215 km/h. Para ter uma noção da força deste motor 1.3 turbo, o mesmo que equipa outros modelos da Fiat e da Jeep, mas com calibração diferente, o Pulse Abarth vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Nada mal para um SUV da Fiat.
Escorpiões reforçam ideia de carro envenenado
Como já frisado, apesar de ser Fiat, ele faz questão de se mostrar diferente. Por isso, prevalece o Abarth, que oferece diversos itens de série que o diferenciam dos Pulse mais família. Vem com escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa.
No visual, conta com detalhes em vermelho, cor característica da marca Abarth, que tem 70 anos de história no mundo esportivo. Ela aparece numa faixa lateral, no retrovisor e numa linha no para-choque dianteiro. Os badges Abarth estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira. A Fiat Flag, que carrega as cores da Itália, aparece de forma discreta na grade dianteira. Tem rodas de 17” Racing exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único.
Na parte frontal, linhas evidenciam a musculatura do modelo, como o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência. Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo. Já na parte de trás, tem a antena shark super esportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.
Por dentro, destaque para o interior escurecido e o escorpião, que aparece em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. O vermelho também está presente. Os bancos exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio. Há também uma faixa vermelha no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.
Equipado com rodas mais largas (17”) para mais estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui nova direção, mais direta e precisa. O sistema de freios também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth. Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão. Para isso, foi realizado um trabalho minucioso para atingir a afinação perfeita de um som vibrante e empolgante. Como um esportivo realmente utilitário, ele possui altura de um verdadeiro SUV, com vão livre do solo de 217 mm.
O que o Pulse Abarth oferece:
– central multimídia de 10,1 polegadas com o Connect////Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades.
– ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência.
– freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold
– airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros
– paddle shifters
– wireless charger (carregador por indução) para smartphones,
– cluster full digital 7″ específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal,
– ar-condicionado automático digital,
– faróis e lanternas full led,
– faróis com acendimento automático,
– sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa
– Keyless Entry’n Go.