Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches
Os modelos sedãs, principalmente os compactos, vêm perdendo espaços. As famílias migraram para o maravilhoso mundo dos SUVs que, mesmo oferecendo menos espaço interno, passam a impressão de serem maiores e causam a sensação de imponência. Desta forma, entre osn modelos Premium, alguns ainda sobrevivem e se destacam como é o VW Virtus Highline, avaliado nesta semana pelo Carro Express. Briga bem com o Onix Plus, HB 20 S. Honda City e até o Caoa Chery Arrizzo.
Neste caso, a versão Highline é a mais top entre aquelas que oferecem motor 1.0 turbo, de 128 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Tem excelente desempenho para o que se propõe e ótima dirigibilidade tanto na cidade como na estrada. Tem na economia de combustível e na performance seus melhores atributos. Vai muito bem quando você precisa de agilidade nas manobras em meio ao trânsito pesado das cidades. Numa rodovia, não passa apertos. É pisar e ir embora.
Recheado de equipamentos de série, o Virtus Highline passa a ideia de ser um carro superior. Muita tecnologia embarcada, que aparece na fácil conexão do smartphone com o carro. Apesar de contar com saídas USB , os cabos são até dispensáveis. O carregamento é por indução e tudo se conecta facilmente assim que você entra no carro. A tela central de 10,1 polegadas é bastante intuitiva e facilita qualquer navegação e acesso aos aplicativos necessários durante sua estada dentro do carro, inclusive com o VW Play, uma plataforma interessante.
Ar-condicionado digital tem comandos touch. Em um primeiro momento, você pode até achar estranho. Mas basta pouco tempo para se familiarizar e dominar todo o comando. Assim o ambiente a bordo fica bem agradável. Para o motorista, as facilidades aparecem no cluster atrás do volante, de 10,25 polegadas, totalmente mutável, ficando ao gosto do freguês.
Praticamente todas as informações se oferecem ali, bastando escolher aquelas que mais são importantes. Tudo comandado no volante multifuncional. Conta inclusive com borboletas para trocas de marchas manuais, o que eu considero totalmente dispensável em um carro com câmbio automático que funciona e responde tão bem como este seis marchas da Volks.
Importante a gente falar que o preço deste modelo que chega perto dos R$ 140 mil acaba sendo um pouco pesado, por concorrer diretamente com SUVs que acabam ficando nesta faixa também, mas até por uma imposição do mercados se apresentam como superiores. Vale lembrar que em espaço interno, o Virtus é um show. Cinco adultos se acomodam bem aqui e o melhor de tudo está lá atrás, no porta-malas. São 521 litros de espaço para muita bagagem. É maior do que de alguns modelos que se apresentam numa faixa superior.
Destaque especial para esta nova frente, que já vem do modelo 2023, que conta com novas luzes em led, que incorporaram os faróis auxiliares, e que deixaram um aspecto mais limpo e sofisticado. As rodas desta versão são de 17 polegadas e a traseira, como todo bom sedã, é do tipo “ame-a ou a odeie”. Difícil agradar a todos. Mas é uma das mais bem resolvidas do mercado.