O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma mea-culpa do governo em relação ao alto preço do arroz no Brasil. Em sua avaliação, a gestão federal deu uma "vacilada", pois deveria ter importado mais arroz da Venezuela.
"O arroz estava meio caro e o feijão estava meio caro. Por isso que tem muita gente zangada, porque o feijão está caro", contextualizou o presidente em evento de entrega de aeronave da Embraer à Azul em São José dos Campos (SP), nesta sexta-feira, 26. "O alto preço do feijão é porque diminuiu a nossa área plantada, e a gente deu uma vacilada porque a gente deveria ter importado arroz mais barato da Venezuela."
Lula, contudo, afirmou que o governo ficou na expectativa de que, no início da colheita de arroz no Brasil, o preço do produto fosse baixar. "Começou a baixar? Começou a baixar. Eu já estou comendo picanha com cerveja. Obviamente, quem não come picanha pode comprar uma verdura saudável plantada pela agricultura familiar", disse.
No discurso, Lula falou que, muitas vezes, quando se tem o produto pronto, costuma-se menosprezar o esforço até chegar ao produto final. "Muitas vezes, o pessoal fica meio nervoso com relação ao crescimento do agronegócio", disse numa referência aos pequenos produtores. Segundo Lula, os detentores de grandes terras na região do Centro-Oeste, em diversas ocasiões, são vistos como "inimigos". "E você não leva em conta, muitas vezes, a história que essa pessoa fez para chegar daquele jeito."