Estadão

Desoneração do jeito que os empresários querem é só para aumentar o lucro, afirma Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a criticar a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos por, segundo ele, beneficiar os mais ricos. As declarações ocorreram durante entrevista no programa <i>Bom Dia, Presidente</i>, da EBC, junto aos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Secom), nesta terça-feira, 7.

"O empresário quer reduzir o que ele paga? Ou seja, ele vai transformar isso em empregos novos? Ele vai transformar isso em aumento de salário? Ele vai transformar isso em estabilidade? Porque só a desoneração, do jeito que eles querem, é só para aumentar o lucro", afirmou o presidente da República.

Lula também disse ter conversado nesta semana com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a demanda do governo de que haja uma "contrapartida" com a desoneração.

O presidente também defendeu a iniciativa do governo de ter questionado a prorrogação da folha no Supremo Tribunal Federal (STF), apesar da aprovação do projeto na Câmara e no Senado.

"Quando nós entramos na Suprema Corte para que a gente suspendesse a desoneração, o objetivo é sentar na mesa e negociar. E cada empresário diga o que vai fazer", disse Lula.

Segundo o presidente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficou encarregado de chamar empresários para negociar o destino da desoneração da folha.

"Esse negócio de dizer que é para manter emprego, ninguém garante que mantém emprego. Qual é o contrato que diz que ele vai garantir emprego? Quem é que diz que na primeira crise ele não manda gente embora? Não tem nada escrito. O que nós queremos é apenas seriedade dos empresários", disse Lula.

Posso ajudar?