O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) um novo recorte com base no Censo 2022, revelando que a taxa de alfabetização no Brasil atingiu 93%. Guarulhos, por sua vez, se destacou com um índice de 96,78%, superando a média nacional.
A trajetória de crescimento da alfabetização em Guarulhos tem sido consistente nos últimos anos. Em 2010, a taxa na cidade era de 94,2%. Doze anos depois, em especial com os esforços da atual administração a partir de 2017, o número subiu para quase 97%.
Desde que assumiu, a gestão do prefeito Guti tem intensificado as ações para melhorar os índices de educação na cidade. Entre as iniciativas mais impactantes, destaca-se a ampliação das escolas em período integral. Hoje, mais de 20 mil crianças de zero a três anos estão matriculadas nessa modalidade, onde participam de atividades educativas diversificadas no contraturno das aulas e recebem cinco refeições diárias. Este é um salto expressivo em comparação ao ano de 2017, quando apenas 600 estudantes tinham acesso a esse tipo de educação.
Ao todo, a atual administração já entregou 21 novas escolas da rede própria e quatro Centros de Educação Unificados (CEUs). O município também credenciou 53 instituições parceiras, beneficiando aproximadamente 20 mil alunos em período integral.
Programa Leia
Outro destaque dessa gestão é o Programa Leia (Leitura, Emancipação, Interação e Alfabetização), implementado como política pública para alcançar as metas da administração municipal relativas à garantia da alfabetização para todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. Tais ações ocorrem por meio de metas progressivas, estabelecidas com base na avaliação do município e conforme a proposta curricular da rede.
O programa Leia foi instituído pela lei 7.865/20 e busca intensificar as ações de formação dos professores, com referência no conhecimento didático de alfabetização, compreender a concepção de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, favorecer a organização de uma rotina de leitura e escrita coerente com a concepção de alfabetização presente na proposta curricular, potencializar a organização de ações para a aprendizagem em alfabetização e refletir sobre encaminhamentos didáticos que favoreçam a interação entre os alunos com diferentes saberes.