A polícia da Itália fez buscas nesta terça-feira na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, a serem disputados em fevereiro de 2026. O departamento de crimes financeiros da polícia investiga irregularidades em contratos de patrocinadores.
"As verificações em curso visam os procedimentos utilizados para a seleção de fornecedores tecnológicos e patrocinadores, bem como a contratação de funcionários pela fundação", afirmaram os procuradores de Milão, em comunicado. "Nenhum atual gestor ou funcionário da fundação está sob investigação", acrescentaram.
O jornal italiano <i>Corriere della Sera</i> afirmou nesta terça que o antigo CEO do Comitê, Vincenzo Novari, seria uma das três pessoas sob investigação. Novari deixou o cargo em 2020 e foi substituído pela atual CEO, Andrea Varnier.
A organização dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina vem enfrentando problemas também diante do público. Em fevereiro, centenas de italianos protestaram contra a realização do grande evento esportivo. Eles alegam que a preparação para a competição vem elevando os preços no mercado imobiliário e também vem prejudicando o meio ambiente.
A próxima edição da Olimpíada de Inverno será disputada nas cidades de Milão e Cortina d Ampezzo entre os dias 6 e 22 de fevereiro de 2026.