Se você é um daqueles consumidores que quer deixar de lado os hatchs ou sedãs e migrar para o mundo dos SUVs, ou que já tem um SUV e quer renovar a garagem, com certeza, tem no Hyundai Creta uma das opções, certo? Nesta avaliação a versão Platinum Safety, uma das mais completas com o motor 1.0 turbo.
No mercado brasileiro desde 2016, o Creta sempre figurou entre os líderes de venda, primeiro com versões 2.0 e 1.6, a maioria pegando o consumidor pelo câmbio automático e bom espaço interno. Em 21, passou pela primeira grande remodelação. Foi quando, além de ganhar motor 1.0 turbo, causou pelo design inovador e, ao mesmo tempo, questionável. Entrou para aquela máxima: ame-o ou odeie-o.
Pelos números de vendas e pelo tanto que a gente vê nas ruas, dá para afirmar que está agradando mais do que desagradando. Mesmo assim, tem os entendidos aí que garantem que a Hyundai logo vai apresentar uma nova atualização. Enquanto isso, vamos entender o porquê de tanto sucesso de um carro que, nesta versão que é bem top, oferece motor 1.0 turbo de apenas 120 cavalos de potência.
Você deve se perguntar. Não falta motor para este carro? Eu respondo: depende. Depende do que você espera do Creta. Não é um SUV de alto rendimento. Vai bem na cidade com boas respostas e até arrancadas. O câmbio automático de seis marchas responde na medida certa, não causando incômodos.
Mas, em determinados momentos, numa subida mais íngreme ou numa tentativa de sair mais forte, demora um pouco para reagir. Numa estrada, apesar do turbo entrar, tem hora que se projeta à frente de forma mais lenta do que a gente espera. Aí você se lembra que é um 1.0. O lado bom é que o consumo de combustível não assusta.
Só que, mesmo sendo um SUV 1.0 turbo, vende muito custando um pouco mais de R$ 170 mil, preço que assusta e fica até acima de rivais com motorizações maiores. Qual o segredo? Tudo que ele oferece de série. E não é pouco.
Tem dimensões externas que não assustam. Parece até ser compacto, mas o espaço interno não deixa a desejar. Acomoda muito bem cinco adultos com razoável nível de conforto. O porta-malas está acima de rivais diretos, com 422 litros de capacidade. Ou seja, entrega bastante coisa apesar do preço um tanto salgado.
Tem ar-condicionado automático, painel de instrumentos digital, multimídia com tela de 10,25″, espelhamento (com fios), carregador por indução, freio de estacionamento elétrico com auto hold, sensor de estacionamento traseiro, câmeras com visão 360 graus, acendimento automático dos faróis, banco ventilado para o motorista, chave presencial, seletor de modos de condução, luz diurna de LED e rebatimento elétrico dos espelhos.
Fora tudo que oferece em termos de segurança. Esta versão Plantinum Safety conta com 6 airbags, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa, farol-alto adaptativo e o sistema de câmeras 360 graus, que mostra a visão de ponto cego ao se acionar a seta. A imagem é projetada no centro do painel.
No visual, destaque para o teto solar panorâmico que aumenta a amplitude interna, além de detalhes cromados na grade e na coluna C, e rodas de liga-leve de 17″.
Veja tudo que o Creta Platinum Safety oferece:
– ar-condicionado automático,
– painel de instrumentos digital,
– multimídia com tela de 10,25″,
– espelhamento (com fios),
– carregador por indução,
– freio de estacionamento elétrico com auto hold,
– sensor de estacionamento traseiro,
– câmeras com visão 360 graus,
– acendimento automático dos faróis,
– banco ventilado para o motorista,
– chave presencial, seletor de modos de condução,
– luz diurna de LED
– rebatimento elétrico dos espelhos.
– 6 airbags,
– frenagem automática de emergência,
– assistente de manutenção de faixa,
– farol-alto adaptativo
– sistema de câmeras 360 graus
– teto solar panorâmico
– rodas de liga-leve de 17″