Em evento realizado no Hospital Padre Bento, em Guarulhos, nesta quarta-feira (19), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o município alcançará a universalização do saneamento básico em breve.
“Há pouco tempo atrás, Guarulhos não tratava nada do seu esgoto. Hoje já trata mais de 20%, daqui a pouco está chegando a 40% e nosso objetivo é universalizar. Guarulhos vai ser universalizado no que diz respeito a saneamento básico”, afirmou o governador no Hospital Padre Bento.
Até o final deste ano Guarulhos terá 40% do seu esgoto tratado, contra 50% em dezembro de 2025 e 99% ao término de 2026. Isso significa que, durante a gestão Guti e por meio de iniciativas realizadas durante sua administração, a cidade eliminou um problema de décadas, da mesma forma que já havia acabado com o rodízio de água, ainda em 2019, situação que se arrastava desde a década de 1990 e que deixava moradores até três dias com as torneiras vazias.
Para efeito de comparação, Guti recebeu a cidade com apenas 2% de seu esgoto tratado.
Segundo Tarcísio, investir em saneamento significa diminuir doença de veiculação hidrica, bem como o absenteísmo da população. “Investir em saneamento é investir em saúde”, disse.
O governador também falou sobre o impacto do tratamento do esgoto guarulhense para o Rio Tietê, em São Paulo. “Investir em saneamento em Guarulhos é importante para o Tietê. Se a gente quer ter o Tietê limpo, precisamos investir no saneamento de Guarulhos”, finalizou.