Guarulhos recebeu nesta quarta-feira (3) uma comitiva formada pelos prefeitos das cidades de Caia, Matola, Xai Xai, Marracuene e Manhiça, localizadas em Moçambique, país do sul da África. O objetivo da visita foi conhecer a gestão de resíduos sólidos da cidade para possível implementação em seus municípios.
A visita teve paradas no Pet Eterno e no Ecoponto da Vila Rio de Janeiro, no aterro sanitário no Cabuçu, na Central Municipal de Triagem de Materiais Recicláveis e no Pátio de Compostagem, ambos no Taboão. O prefeito de Marracuene, Shafee Sidat, demonstrou interesse especial em implantar o serviço Pet Eterno em sua cidade. “É um serviço que traz um atendimento muito humanizado e de fácil implantação”, afirmou.
O secretário de Serviços Públicos de Guarulhos, Rodnei Minelli, recebeu os visitantes e destacou que “a recente apresentação feita pelo prefeito Guti no Fórum Internacional Lixo Zero, em Brasília, despertou o interesse de outros líderes a conhecer de perto a gestão de resíduos feita em Guarulhos”.
Angola
No dia 21 de junho Guarulhos recebeu a visita de uma delegação angolana composta pelo prefeito e vereadores do munícipio de Maxixe e por representantes das cidades de Luanda, Maputo e Nova Lisboa.
Na sede da Secretaria de Serviços Públicos, no Taboão, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre gestão de resíduos e posteriormente seguiram para a Central Municipal de Triagem de Materiais Recicláveis e para o Pátio de Compostagem.
A delegação visitou ainda a EPG Celso Furtado, no Bonsucesso, pioneira no processo de obtenção da certificação Escola Lixo Zero.