O Atlético-MG deve ter uma nova defesa neste segundo semestre. Após anunciar a contratação de Lyanco, o clube oficializou nesta quarta-feira o retorno do "xerifão" paraguaio Junior Alonso, de 31 anos, que fará sua terceira passagem pelo clube e assinou até dezembro de 2026.
Problema da equipe nas últimas rodadas, a defesa atleticana vinha sofrendo com a lesão de Maurício Lemos e a saída de Jemerson. Além disso, não contava com os laterais Saravia e Rubens, machucados, e Guilherme Arana, na seleção brasileira.
Bruno Furchs e Igor Rabello foram os escolhidos por Gabriel Milito nos últimos jogos, mas o Atlético-MG não se ajustou defensivamente. São 22 gols sofridos nos últimos 10 jogos do Brasileirão. Desde 27 de abril, quando fez 3 a 0 no Cuiabá, que a zaga não passa ilesa, por isso a busca por reforços.
"O xerife voltou! O Galo informa que chegou a um acordo para o retorno do zagueiro Junior Alonso. O paraguaio assinou contrato com prazo até o fim de 2026. Ele irá iniciar a terceira passagem pelo Atlético, e utilizará a camisa número 8. Multicampeão pelo clube, Alonso estava no Krasnodar da Rússia, e completa uma transferência em definitivo", informou o Atlético-MG.
O zagueiro está em Belo Horizonte desde a madrugada de segunda-feira e realizou os exames médicos e a burocracia com a documentação. Junior Alonso já esteve na Cidade do Galo para ter contato com a comissão técnica de Gabriel Milito, rever os amigos e conhecer os novos companheiros de trabalho.
O reforço deve estar, ao lado de Lyanco, nas arquibancadas da Arena MRV para acompanhar o jogo com o São Paulo nesta quinta-feira, pelo Brasileirão. O clube ainda não definiu a data da apresentação oficial, mas assim que for inscrito, já deve ser escalado por Milito.
Alonso chegou ao Atlético-MG no meio de 2020, terminando em terceiro na Série A. No ano seguinte, foi um dos pilares da zaga nas conquistas do Brasileirão e da Copa do Brasil, antes de ser negociado ao Krasnodar no início de 2022. Por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia, retornou para a segunda passagem sob empréstimo ainda em março de 2022. Ficou mais uma temporada, vencendo o Campeonato Mineiro.