Estadão

Inflação da zona do euro deve retornar à meta de 2% no 2º semestre de 2025, afirma Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, previu nesta quinta-feira (18) que a inflação na zona do euro deverá retornar para a meta oficial de 2% no segundo semestre de 2025. Mais cedo, o BCE deixou suas principais taxas de juros inalteradas, como era amplamente esperado.

Lagarde, que falou em coletiva de imprensa após o anúncio, disse que futuras decisões de juros vão se basear na perspectiva da inflação e na força da transmissão monetária para a economia do bloco.

Lagarde também comentou que mais empregos foram criados na zona do euro durante o segundo trimestre, em meio a um aumento da taxa de participação.

<b>Crescimento econômico</b>

A presidente do BCE também disse que os riscos para o crescimento econômico da zona do euro são de baixa. Lagarde avaliou que tensões geopolíticas podem pesar sobre o consumo e prejudicar o comércio global. Neste contexto, interrupções no comércio global podem impulsionar os fretes e os preços de energia, ressaltou ela. Lagarde comentou ainda que as dinâmicas de crédito na União Europeia se enfraqueceram.

Posso ajudar?