Noticias

Coruja resgatada pela GCM não resiste a ferimentos por linha cortante de pipa

Uma coruja-orelhuda com a asa profundamente cortada por linha de pipa com cerol foi resgatada na tarde de segunda-feira (22) por agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) em uma residência no Jardim das Andorinhas. A ave foi levada rapidamente ao atendimento veterinário, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos, mesmo com os esforços da equipe do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo.

O GCM Maurício Marques, que participou do resgate, lamentou a perda. “Nós sentimos muito quando um animal silvestre morre dessa forma. Fizemos o nosso melhor, mas perdemos para a gravidade da lesão causada pela linha cortante “, comentou.

A GCM tem realizado operações de combate ao uso de linhas cortantes com cerol ou chilena utilizadas para empinar pipas. A lei municipal 7.768/19 proíbe a comercialização, a fabricação, o porte, o uso e a posse do cerol industrializado ou caseiro e o emprego de produto cortante com a finalidade de empinar pipas. Os infratores estão sujeitos a uma multa de R$ 1,6 mil, bem como à apreensão e à destruição dos produtos mencionados.

Posso ajudar?