Renault Megane E-Tech. Você já viu algum destes rodando por aí? Provavelmente não, apesar de ser um daqueles carros apaixonantes, que reúnem uma série de equipamentos que deixam qualquer um encantado. É um desses 100% elétricos, que têm alta performance, garante economia real no bolso, mas com um impeditivo que o torna quase proibitivo: o preço.
Antes de entrar no preço, vamos falar deste carro que trouxe de volta o nome Megane. Os primeiros chegaram ao Brasil no final dos anos 90 numa grande atualização que a Renault passou na época. Traziam diversos quesitos à frente do tempo em duas carrocerias, hatch e sedã. Vieram outras gerações. Ele cresceu, se tornou um sedã maior e até uma versão perua.
Agora ele aterrissa aqui como Megane E-Tech. O nome já indica que a tecnologia é a alma do negócio. Mas ele se destaca também no design, que demonstra ser diferente de tudo que tem por aí e muito bom gosto em se tratando de um hatch compacto, mas com muito espaço interno.
A sensação de estar à frente de nosso tempo começa aqui do lado de fora, quando a gente se aproxima do carro. A chave, que é um cartão, fica no bolso. Quando a gente chega a perto, ele percebe, as lanternas piscam junto a um sinal sonoro. Já ao lado da porta, a maçaneta que fica embutida é ejetada para fora. Basta puxa-la e acessar o interior.
Aqui dentro um show. O painel se liga sozinho num espetáculo de boas-vindas. O sistema já se conecta com seu celular e tudo está a sua mão. Basta apertar um botão de “ignição”, acionar a alavanca do câmbio aqui ao lado do volante e ir embora.
Olha o que ele oferece. Faróis Full-LED com detalhes em 3D na traseira, cluster digital de 12,3” integrado a um multimídia OpenR de 9”, além de outros detalhes inspirados em objetos high-tech. Com uma distância entre eixos de 2,68 m e um comprimento total de 4,20 m oferecidos pela nova plataforma modular CMF-EV, até cinco pessoas se acomodam bem aqui. Graças ao formato retangular, a capacidade de até 440 litros do porta-malas é 100% aproveitável, onde os cabos de recarga encontram um compartimento de 33 litros específico, com acesso a partir do forro do assoalho.
No design, a linha de teto mais baixa não influencia no espaço interno e destaca ainda mais a beleza deste hatch. As rodas diamantadas de 18” se destacam no visual.
Antes de falar do motor, vamos ao preço. O Megane E-Tech chegou no Brasil ano passado por R$ 280 mil. Até por isso, não tem um grande apelo de vendas, já que a concorrência oferece elétricos maiores, até SUVs, por preços bem menores. Agora em julho, tentando dar um up nas vendas, a Renault lançou uma promoção com descontos de R$ 80 mil, passando a R$ 200 mil. Mesmo assim, e com todas as qualidades que apresenta, vai ser difícil emplacar.
O motor 100% elétrico demonstra bastante eficiência. Oferece 220 cv de potência quatro níveis de frenagem regenerativa. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e pode rodar até 495 km no uso urbano e 463 km no rodoviário, segundo a normas do Inmetro. bateria pode recuperar energia a cada frenagem. Mas para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Megane E-Tech é equipado com um sistema de frenagem regenerativa otimizada. Ou seja, pegando o jeito de usar direitinho, a economia é maior.