Esportes

De Guarulhos para o mundo: Salto de Rebeca dá bronze inédito ao Brasil na ginástica por equipes

A seleção brasileira de ginástica artística alcançou, nesta terça-feira, a sua melhor campanha da história na disputa por equipes em uma edição de Jogos Olímpicos. A guarulhense Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira conquistaram a medalha de bronze das Olimpíadas de Paris-2024, em disputa vencida pelos Estados Unidos de Simone Biles, principal rival de Rebeca nas finais individuais. A prata ficou com a Itália.

Nas outras duas vezes em que o País foi para final, em Pequim-2008 e e Rio-2016, a posição do time foi o oitavo lugar. O pódio histórico desta terça veio graças a uma nota 15.100 atribuída a Rebeca na última apresentação da última rotação brasileira, o salto. Foi a segunda maior pontuação em um aparelho nesses Jogos.

A disputa começou pelas barras assimétricas, em revezamento com a China na primeira rotação. Lorrane Oliveira como primeira brasileira a se apresentar e recebeu nota 13.000 dos juízes. Então, de Flavinha, que sofreu um corte no supercílio durante o aquecimento. Com um curativo no local, foi um pouco melhor que a compatriota e conseguiu 13.666.

Posso ajudar?