Política

Alencar acusa Lucas por violência na campanha; Elói não justifica IPTU abusivo nas gestões do PT

O deputado federal Alencar Santana, candidato do PT à Prefeitura de Guarulhos, atacou diretamente o postulante do PL, vereador Lucas Sanches, de ser responsável por práticas violentas que antecederam o início da campanha eleitoral, durante a sabatina promovida pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Guarulhos na manhã desta sexta-feira entre cinco dos seis nomes que disputam o cargo de prefeito da cidade.

Participaram o deputado estadual Xerife Jorge Wilson (Republicanos), Waldomiro Ramos (PSB) e Elói Pieta (Solidariedade). Márcio Nakashima (PDT) não compareceu.

Já o ex-petista Elói não conseguiu explicar os motivos de o IPTU ter subido muito acima da inflação nos 16 anos em que o PT administrou a cidade, após pergunta feita pelo Xerife, que mostrou os índices.

Já no início do encontro, Alencar foi para cima de Lucas ao afirmar que ele estaria envolvido na emboscada sofrida por seu ex-chefe de Gabinete, Caíque Marcatt, e pelo ex-assessor dele Valdir Pimenta Junior, há 10 dias na avenida Guarulhos. Também citou que o candidato do PL teria ligações com a ameça de morte com arma de fogo que recebeu de Kleber Ribeiro, o Klebinho, então pré-candidato a vereador pelo PL, e mais uma pessoa. “Se você sabe quem é esta outra pessoa que tirou uma arma de fogo contra mim e contra o vereador Edmilson Souza (PSOL) nos diga. São do PL”, garantiu se referindo ao episódio ocorrido na semana passada nas proximidades do Eniac, no Centro, quando anunciou o nome de sua candidata a vice.

Demonstrando nervosismo com o ataque, Lucas partiu para o revide. Garantiu que não teve qualquer ligação com os episódios, dizendo que estava em outros locais quando ocorreram. E também garantiu que já sofreu duas ameaças de morte durante a pré-campanha, uma delas com registro de boletim de ocorrência. Ao longo da sabatina, que teve a participação de comunicadores da cidade, diretores de entidades empresariais e da própria ACE, que realizaram perguntas aos candidatos, o tema voltou a ser abordado mais algumas vezes, sempre envolvendo Alencar e Lucas.

Já o Xerife Jorge Wilson, em pergunta dirigida a Pietá, que deixou o PT para se candidatar pelo Solidariedade neste ano, apresentou diversos números com aumentos bem acima da inflação aos longo dos 16 anos que o PT administrou Guarulhos. “Em 2003 o imposto subiu 12% com uma inflação de 9,3%, em 2004 9,2% para uma inflação de 7,6%, em 2012 mais de 2000% para uma inflação de 5,8% e por aí vai”, afirmou o candidato do Republicanos.


Constangido, Elói sem contestar os números disse que não era bem isso e afirmou que o adversário estava engando porque em 2012 ele não era mais o prefeito. Na réplica, Xerife lembrou que naquele ano o prefeito era Sebastião Almeida do PT, que foi apoiado para a sucessão do Elói em 2008. Atualmente, Almeida foi quem garantiu a candidatura de Elói no Solidariedade, partido que presidia.
Já Waldomiro Ramos, candidato do PSB, por sua vez, ficou no meio do embate, ora lembrando dos problemas que a cidade viveu nos 16 anos de PT, entregando uma “Prefeitura quebrada” ao atual prefeito Guti, ora lembrando que o candidato do PL ainda é muito jovem, que precisa ainda andar muito para conhecer Guarulhos.

Posso ajudar?