O Centro de Operações e Inteligência (COI), inaugurado pela Prefeitura de Guarulhos na praça Getúlio Vargas em dezembro do ano passado, já administra cinco mil câmeras que monitoram ruas, equipamentos públicos e escolas da cidade, além de fazer a identificação eletrônica das placas dos veículos que entram e saem do município pelo programa Muralha Gru. O sistema será ampliado com 200 novas câmeras nos bairros e 83 de leitura facial para o Bosque Maia, o Lago dos Patos e a praça Prefeito Paschoal Thomeu.
Reunidas no COI, as equipes municipais de segurança pública, transportes e mobilidade urbana, Samu e Defesa Civil, juntas ao Corpo de Bombeiros e às polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, controlam as ocorrências criminais e operam em prol da prevenção de acidentes naturais em zonas de risco e de ocupações irregulares. Em caso de flagrantes ou chamamentos, despacham rapidamente viaturas e acompanham todo o processo por câmeras.
A central de monitoramento, que já é uma das mais modernas e equipadas do país, entregará ainda mais avanços com sua segunda fase, uma obra em andamento que irá adequar o espaço para que comporte até 90 agentes por turno. “Eles irão gerenciar 46 telas, 30 a mais do que atualmente, e um sistema unificado de computação por meio de software integrador”, comenta o prefeito Guti.
O prédio terá ainda sala de drones de alta tecnologia, sala de imprensa, novos vestiários, um refeitório modernizado e os demais ambientes restaurados.
Parceria com o BNDES
O equipamento é fruto de um financiamento de R$ 45 milhões entre a Prefeitura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a modernização da segurança pública de Guarulhos, a redução da criminalidade e o aumento da segurança da população com projetos baseados em evidências científicas, com prestação de contas e em diálogo permanente com a sociedade.